#This Is Not A Music Break

Wanderers

Carlos Irijalba

Artista transmídia

Carlos Irijalba apresenta Wanderers, um projeto que nasceu com o apoio do Consulado Geral da Espanha em Nova York. Wanderers é um vídeo experimental que analisa a natureza migratória entre humanos e outras espécies na tentativa de desvincular esse fenômeno de aspectos políticos e aproximá-lo de noções vitais, ritmos circadianos e sazonais para além das leituras possessivas comuns em nossa espécie. “Somos todos de outra parte” nos lembra o narrador que aponta nosso trânsito pelo planeta como o comportamento da própria matéria de que somos feitos, mineral, magnético e livre.

Agurra / Danza Española N.2

Juan Ortiz Tokyo Trio

Músicos

Juan Ortiz Tokyo Trio apresenta Agurra / Danza Española N.2, um projeto nascido com o apoio da Embaixada da Espanha em Tóquio. Interpretam Dança Espanhola nº2, composta por Enrique Granados, um dos mais notáveis compositores da história da música espanhola. Esta reinterpretação jazzística da peça clássica de Granados é precedida por um fragmento de piano de Agurra, uma canção popular basca utilizada para os Aurreskus, danças bascas típicas.

Sublime enfado

Alicia Soto

Bailarina e coreógrafa

Sublime enfado e uma obra digital resultante do encontro da coreógrafa e bailarina espanhola Alicia Soto com os artistas portugueses Júlio Martín da Fonseca (realizador de teatro), Pedro Sena Nunes (realizador) e Dina Figueiredo (artista plástica), com a colaboração de Helena Reis (compositora). Tem como matéria prima O vitral da Ressurreição, executado por Dina Figueiredo para a Igreja de S. Francisco de Évora.

Útviklingssang

Cristina Pato

Gaitera e escritora

A gaitera e escritora galega Cristina Pato e o pianista, compositor e professor da UCLA Arturo O’Farrill juntam-se para esta improvisação única do icónico Útviklingssang de Carla Bley. Gravado na cidade de Nova York durante a pandemia. Cristina e Arturo se apresentaram juntos (mantendo distância social) no Laboratório Shape Shifter no Brooklyn.

Pan de Pájaro

Carlos Ramirez e Isabel Martin

Compositores

#ThisIsNotAMusicBreak aterra no Japão com Pan de Pájaro, um projeto cultural que conecta criadores espanhóis e japoneses. Pan de Pájaro é uma composição de Carlos Ramírez e Isabel Martín, em duo com Milo ke Mandarini. Eles contaram com a colaboração do percussionista japonês Takashi Tajima e a vídeo-criação de David G. Ferreiro. Eles apresentam-nos um jota de sua própria criação com uma grande carga simbólica que convida à reflexão.

Guajira y lágrima

Duo del Mar

Guitarristas

Guajira y lágrima é o quarto videoclip do ciclo #ThisIsNotAMusicBreak. Duo del Mar (Marta Robles e Ekaterina Záytseva), a guitarrista portuguesa Marta Pereira e a bailarina belga Nelle Hens criaram este hino de saudade da natureza durante o seu confinamento pela pandemia, através das imagens cativantes da natureza em cada um dos seus lugares de origem, em diálogo com a música da guitarra e a dança.

Sol e Sombra

Bronquio

Produtor e compositor

Apresentamos a peça Sol e Sombra, do produtor e compositor jerezano Bronquio –uma das novas sensações da música electrónica em Espanha– com o grupo português The Gift, toda uma instituição no âmbito da música alternativa da cena lusa. O leit motiv desta colaboração artística representa o contraste entre a luz pop das composições do The Gift e a obscuridade pessoal da electrónica assinada por Bronquio.

Particle Matter

Itziar Barrio

Artista visual

Itziar Barrio, ex-bolsista da Real Academia Espanhola de Roma, criou esta obra audiovisual em colaboração com o compositor e designer de som Seth Cluett. Uma investigação materialista da matéria e as múltiplas manifestações do micro, abordando esta questão rizomática e usando a linguagem dialética da montagem para explorar as forças catalíticas criadas pelos movimentos do fragmentado e microscópico –as peças sobrantes. Particle Matter tem melhor experiência com auriculares.

Carceleras. Barbián: Zarzuela-Kabarett

Rodrigo Cuevas

Cantor

Apresentamos o projeto Carceleras. Barbián: Zarzuela-Kabarett, dirigido por Fernando Carmena e com a atuação de Rodrigo Cuevas, desde sua fazenda em Piloña, e os músicos Frank Merfort e Richard Veenstra de Berlim. Inspirado na peça Carceleras de Ruperto Chapí (1889), o projeto oferece uma nova linguagem para abordar a zarzuela, com uma estética da reinterpretação contemporânea que Cuevas faz do folclore, misturado com a música eletrônica de última geração.