La Gran Conspiración
Apresentação da exposição virtual
La Gran Conspiración
Hyper Studio
O espaço virtual, desenhado pela Hyper Studio, não responde aos códigos e estruturas mais comuns dos sites comerciais, mas também não reproduz as condições do espaço físico expositivo. É um espaço em mutação, que varia a cada visita em função do local e do horário de acesso, e se estrutura a partir de posições relativas de acordo com a rede de cidades que conforma o projeto.
Marc Vives: Pou
Marc Vives
Artista, pesquisador e professor
Um dos artistas presentes nesta exposição é Marc Vives (Barcelona, 1978). Ele desenvolve para esta exposição a obra digital O pou, uma página web perturbadora em que todas as referências visuais desaparecem para dar destaque ao som. Considerando a sobressaturação de imagens na navegação online mais convencional, Vives propõe uma experiência focada na ressonância, um site em que o visual desaparece nas profundezas escuras de um poço virtual que nos devolve os ruídos, músicas e elementos sonoros de todos os tipos que foram armazenados na Internet por décadas.
Uma prenda para Marc Vives
Clothilde e Samir Noorali
Artistas
Em resposta à peça do Marc Vives, os artistas portugueses Clothilde e Samir Noorali apresentam esta peça, Uma prenda para Marc Vives. Clothilde e Samir deambularam pela obra de Vives, encontrando relações pela aproximação e pela antítese que estabeleceram as bases para uma relação humana tendo a tecnologia como mediador. Partiram de uma lógica de apropriação de imagens e palavras de Vives para a construção de uma prenda – resposta que se consubstancia num passeio sonoro e visual como elogio à experimentação e liberdade circulando entre o tecnológico e o artesanal.
Conversa
Marc Vives, Clothilde, Samir Noorali e os curadores
Artistas e curadores
Assiste aqui à conversa com Marc Vives, Clothilde, Samir Noorali e os curadores. A primeira entre o artista espanhol Marc Vives e os artistas portugueses Clothilde e Samir, onde falarão sobre o processo de criação da obra artística Uma prenda para Marc Vives. Logo de seguida, os curadores Manuela Pedrón Nicolau e Jaime González, responsáveis pela exposição, e Margarida Mata, do Gerador, que trabalhou juntamente com os artistas portugueses no desenvolvimento da peça artística, Uma prenda para Marc Vives.