Festivais e feiras

Festival de Cine Iberoamericano de Huelva
Celebra-se desde 1974 na cidade de Huelva e trata-se dum um dos mais veteranos e consolidados festivais cinematográficos de Espanha. Ao longo da sua história tem realizado um importante labor para o conhecimento da cinematografía Ibero-Americana no seu conjunto, sendo a porta de entrada ao mercado europeu para muitas produções Ibero-Americanas. Entre os seus galardoados estão Joaquim de Almeida, Juan Luis Galiardo, Maribel Verdú, Ernesto Alterio, Manoel de Oliveira, Imanol Arias, Ángela Molina ou Federico Luppi. O prémio principal conhece-se como Colón de Oro.
Festival Internacional de Teatro Clásico de Mérida
Trata-se dum evento dedicado ao teatro que, embora o núcleo fundamental sejam os textos de raiz grecolatina, também está aberto às artes cênicas em geral e até inclui representações de música e um ciclo de cinema. Um dos atrativos principais do certame é o cenário incomparável no que se celebra: o teatro romano, que data de finais do século I a. C. Este último tem recuperado sua função original com a celebração deste festival. Trata-se do festival de teatro clássico mais antigo dos que se celebram em Espanha e está considerado como o mais importante do seu gênero.
Festival de Teatro Clásico de Almagro
Celebra-se na cidade manchega histórica de Almagro desde há mais de 35 anos e converteu-se com o tempo num encontro inevitável para os amantes do teatro, já que contitui uma proposta cultural única no mundo. O legado do Barroco e, nomeadamente, o do Século de Ouro espanhol, encontram neste Festival um ambiente idôneo para actualizar-se, repor-se, reviver-se e seguir estando presentes, cada ano, na cena contemporânea nacional e internacional. Além das sessões de teatro, música e dança, o festival organiza exposições, debates e certames paralelos ao longo dos 24 dias de festival.
ARCO
ARCO e uma das principais feiras de arte contemporânea do circuito europeu e internacional, organizada por IFEMA anualmente em fevereiro em Madrid, inaugurando o calendário artístico internacional, e em maio em Lisboa. Nascida em Madrid em 1982 como uma feira de galerias especializada em arte contemporânea, transformou-se num dos epicentros da arte europeia e latinoamericana. Em 2016, Portugal e seu crescente mercado artístico foram escolhidos como destino da primeira feira de arte contemporânea com o carimbo ARCO fora de Madrid.
Drawing Room
Drawing Room é uma feira que reconhece de forma inequívoca a poderosa presença do desenho contemporâneo nas artes visuais atuais. Celebra-se anualmente no Palácio de Santa Bárbara de Madrid e na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa, onde colecionadores, profissionais e amantes da arte são convidados a conhecer e descobrir o panorama artístico contemporâneo através de projectos de artistas internacionais estabelecidos ou emergentes.
Primavera Sound
Já passaram duas décadas desde que Primavera Sound começou o seu compromisso com a música ao vivo, tendo Barcelona como o epicentro de uma oferta global e multidisciplinar. Um evento com repercussão internacional que faz o Parc del Fòrum na capital mundial da música por cinco dias. Além disso, o NOS Primavera Sound Porto, congénere português, realiza-se no Porto uma semana após o Primavera Sound Barcelona desde 2012, consolidado como um importante evento do circuito europeu. Kendrick Lamar, Sigur Rós, Patti Smith, Blur, Daniel Johnston, Rosalía, A$AP Rocky e Lorde já passaram pelo recinto do Parque da Cidade do Porto.