X Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo no Porto
La X BIAU chega ao Porto com o objetivo mostrar a arquitectura espanhola como referente internacional na combinação da identidade cultural, histórica e artística do patrimonio com a inovação e a modernidade.
A Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo (BIAU) é uma iniciativa do Governo da Espanha, consolidada após da conclusão de nove edições anteriores, como uma das referências fundamentais para conhecer a situação atual e prospectiva de arquitetura e urbanismo na comunidade ibero-americana.
As atividades básicas da Bienal giram em torno do reconhecimento de trajetórias profissionais e obras importantes de arquitetura; para destacar as melhores publicações do setor; para recompensar os trabalhos de pesquisa mais destacados ou as melhores idéias de arquitetos e estudantes de arquitetura através de competições online.
Depois de uma itinerância que começou no Parque Ibirapuera em São Paulo, passou pela Trienal de Milão e mais recentemente por Sevilha, a Exposição da 10ª edição da Bienal Iberomaericana de Arquitetura e Urbanismo – X BIAU – chega a Portugal para a abertura das novas instalações da Casa da Arquitectura, onde estreia a programação da Galeria da Casa.
Com o tema Desplazamientos, Deslocamentos, Displacements e comissariada pela dupla de arquitetos espanhóis Ángela García de Paredes e Ignacio G. Pedrosa, a bienal recebeu, nesta edição, um total de 1.111 projetos, dos quais foram premiados 26 projetos, seis livros, duas publicações e uma coleção de vídeos.
Muito marcada pela presença portuguesa, a exposição que agora chega a Matosinhos galardoou o arquiteto Eduardo Souto de Moura com o prémio Iberoamericano que distingue, em cada edição, um modus operandi consolidado no tempo. O arquiteto é um dos convidados das conversas que vão decorrer no fim de semana de abertura da Casa da Arquitectura.