VI Encontro de Cinematecas Ibéricas

A Cinemateca acolhe o VI Encontro de Cinematecas Ibéricas, dedicado ao tema Cinema e educação, que serve de pretexto para a exibição numa sessão pública, com apresentação, do filme “Révolution École 1918-1939”.
Esta reunião de trabalho junta conservadores e programadores das cinematecas portuguesa e espanholas e tem por fim a troca de experiências e conhecimentos, assim como o fortalecimento das relações bilaterais e a consolidação da comunidade de instituições responsáveis pelo património cinematográfico de Portugal e Espanha. Este é o primeiro encontro realizado em Portugal, depois de vários realizados em várias cidades de Espanha e geralmente com a presença de representantes da Cinemateca Portuguesa.
Révolution École 1918-1939
- De Joanna Grudzinska, França, 2016, 85 minutos.
- Legendado eletronicamente em português.
A história de um sonho e da sua parcial (temporária?) derrota. Com base em documentos de arquivo hoje em grande parte esquecidos, Joanna Grudzinska analisa as tentativas radicais de concetualização e construção de uma nova escola que nasceram na Europa no rescaldo da Primeira Guerra Mundial, que foram rapidamente interrompidas pelo contexto da Segunda, e que só parcialmente foram retomadas depois. São abordadas as ideias e as experiências de Rudolf Steiner, Maria Montessori, Célestin Freinet, Alexander S. Neill, Ovide Decroly, Paul Geheeb ou Janusz Korczak – “estes pedagogos que, a contracorrente dos dogmas da sua época, inventam uma educação mista e livre em que a realização plena da criança triunfa sobre a disciplina” (Pierre Ancery).