V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus (1515-2015)
Comemoração do aniversário do nascimento da santa espanhola.
Santa Teresa de Jesus (1515-1582), também conhecida como Santa Teresa de Ávila pela sua origem espanhola, foi uma freira carmelita, mística e santa católica do século XVI, importante pelas suas obras sobre a vida contemplativa através da oração mental e pela sua atuação durante a Contra Reforma. Foi também uma das reformadoras da Ordem Carmelita e é considerada a fundadora dos Carmelitas Descalços.
Toda a família carmelita e teresiana já está a preparar desde 2009 o V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus com os mais variados eventos, incidindo sobretudo na leitura, meditação e estudo dos escritos da Santa de Ávila. Agora que nos preparamos para as celebrações do Centenário, de 15 de Outubro de 2014 a 15 de Outubro de 2015, começam a multiplicar-se as atividades para melhor conhecer esta proeminente figura da vida da Igreja. Em Portugal, as diferentes ordens e congregações de espiritualidade carmelita e teresiana uniram-se para celebrar esta data. Congressos, semanas de estudo, encontros de espiritualidade em todas as dioceses do país, exposições, peregrinações, musicais… são algumas das atividades que decorrerão durante o ano do Centenário.
Durante todo o ano haverá encontros de espiritualidade em várias localidades portuguesas: Viana do Castelo, Coimbra, Faro, Beja. Braga, Bragança, Aveiro, Setubal, Évora, Funchal, Heroísmo, Lisboa, Viseu e ainda mais.
Para além disso, terão lugar conferências, ciclos de cinema, workshops, peregrinações e congressos. Poderá consultar toda a programação no link na direita da página.
O ano de Santa Teresa de Jesus foi aberto em outubro de 2014 e será encerrado em outubro de 2015 com dois congressos na freguesía de Fátima (Santarém):
- Dias 15 a 18 de Outubro de 2015 – Congresso Carmelita Teresiano, em Fátima – Domus Carmeli.
- Dias 22 a 24 de Outubro de 2015 – Congresso Internacional no V Centenário de Santa Teresa – A Reforma Carmelita Descalça em Portugal, em Fátima – Domus Carmeli.