Tiempo después na FESTin 2019
O FESTin, Festival Itinerante da Língua Portuguesa, retorna entre os dias 15 e 22 de maio, com um filme espanhol entre seus destaques.
O FESTin, Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, é um evento internacional dedicado ao segmento audiovisual, busca fomentar a difusão, a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural através da realização de um Festival de Cinema comprometido com a divulgação de diferentes culturas e práticas de respeito à diversidade presente na matriz da língua portuguesa.
O FESTin tem-se constituído como referência no setor, por ser o único evento em Portugal dedicado exclusivamente à cultura cinematográfica lusófona. Ao longo de sua história o FESTIn já exibiu mais de 800 filmes, entre ficção e documentário nos formatos curtas, médias e longas-metragens. Há também atividades paralelas voltadas ao diálogo, a difusão e a formação no âmbito do audiovisual. Nesta 10ª edição temos a presença de um film espanhol:
Tiempo después
- De José Luis Cuerda, Espanha, 2018, ficção, 100 minutos.
- Com Blanca Suárez, Roberto Álamo, Antonio de la Torre, Carlos Areces, Nerea Camacho, Miguel Herrán, Secun de la Rosa, Manolo Solo, Gabino Diego. Ver trailer.
Em 9177, mil anos para cima, mil anos para baixo –não nos preocupemos com estas minúcias– o mundo inteiro (e de acordo com alguns, o universo também) foi reduzido a um único Edifício Representativo e alguns subúrbios habitados por todos os desempregados e famintos do cosmos. Dentre todos estes infelizes está José María, um gajo que decide que apesar das dificuldades, e através da venda no Edifício Representativo de uma deliciosa limonada que ele mesmo faz, outro mundo é possível.
José Luis Cuerda é realizador e guionista, reconhecido por La Legua de las Mariposas (1999), Los Otros (2001), Los Girasoles Ciegos (2008) e Todo é Silencio (2012).