Suso Sáiz em Lisboa
O músico espanhol Suso Sáiz vai actuar no Museu do Oriente no âmbito do festival “Misty Fest 2021” e da “Mostra Espanha 2021”.
Suso Sáiz é um dos maiores tesouros da modernidade espanhola, com uma discografia que se estende por quase quatro décadas e que, nos últimos anos, reencontrou o seu lugar no presente graças à sua aliança com a editora de referência holandesa Music from Memory, a qual, em 2016, reuniu algumas pérolas da sua discografia na antologia Odisea, inspirando então um regresso ao ativo que já lhe valeu rasgados elogios na imprensa especializada internacional.
A carreira de Sáiz remonta a 1980, quando formou La Orquestra de las Nubes, grupo em que cruzou eletrónica, música popular e jazz com uma veia experimental que lhe garantiu desde logo um lugar de destaque na modernidade do país vizinho. Esse estatuto levou-o a tornar-se um requisitado produtor que trabalhou com os mais destacados nomes da pop espanhola dos anos oitenta e noventa, incluindo Jorge Reyes, Pablo Guerrero ou Dhuncan Du e Celtas Cortos.
Em anos mais recentes lançou, na Music From Memory, trabalhos de referência na vanguarda eletrónica atual, como Rainworks, Nothing is Objective ou, já o ano passado, Between No Things, uma colaboração com Suzanne Kraft, alter ego do DJ e produtor Diego Herrera, a qual mereceu um excelente acolhimento. Essa intensa atividade levou Sáiz a ser convidado por reputados festivais de música eletrónica e experimental, com a sua música de cariz ambiental e new age e com pormenores tropicais e baleáricos a ser muito bem recebida por audiências mais jovens e exigentes.
Misty Fest 2021
2021 é o ano da 12ª edição do Misty Fest. Este ano, o Misty prosseguirá com a sua singular veia de programação, voltando a ter em Coimbra um dos principais focos da sua programação: esta cidade do centro do país está hoje dotada de equipamentos que garantem o cumprimento dos parâmetros de qualidade técnica que sempre procuramos manter. É igualmente uma cidade vibrante, com uma imensa comunidade estudantil, com uma forte tradição de produção e acolhimento das mais diferentes correntes artísticas, onde faz todo o sentido receber os mais importantes concertos da edição de 2021 do Misty Fest.
De igual forma, Espinho terá também importância destacada nesta edição do Misty Fest: esta cidade do norte do país afirmou uma programação diferenciada, exigente e de elevada qualidade, tendo formado um público próprio, com espírito de aventura, que é condizente com o perfil que o Misty Fest busca.
E Lisboa, continua, claro, como ponto fulcral deste mapa nacional que o Misty Fest pretende continuar a explorar.