Sonho de uma Noite de Verão da companhia Voadora
O “Sonho de uma Noite de Verão”, com encenação de Marta Pazos, encerra o 34º Festival de Almada.
Se é verdade que a companhia galega Voadora prefere enfrentar o repertório clássico (em 2015 levou ao Festival uma versão de A Tempestade), também é inegável que a estética pop, a provocação e a utilização de uma linguagem directa acabam invariavelmente por se sobrepor ao texto de partida.
Sonho de uma Noite de Verão serve de pretexto para abordar a sexualidade queer e traz para a cena, inclusivamente, um transexual que nos fala da sua experiência enquanto militar. A dessacralização de autores e títulos canónicos da dramaturgia universal tem valido à Voadora um conjunto de detractores, mas o seu grupo de seguidores também não pára de crescer. O espectáculo chega a Almada depois de uma longa digressão pela Galiza (15 cidades).
Marta Pazos
Marta Pazos (1976) já recebeu por duas vezes o Prémio Maria Casarés para Melhor Encenação. Licenciada em Belas-Artes, inicia-se como performer em Barcelona, San Sebastián e Bolonha. Forma-se posteriormente em Teatro-Dança e Teatro Cómico, trabalhando em Espanha e Portugal. Para além de dirigir a companhia Voadora, também orienta formações em Teatro na Península Ibérica e em Moçambique.
Sessão em castelhano legendado em português.