Sementes 2021. Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público
A 26ª edição vai contar com uma importante participação espanhola repartida em várias cidades de Portugal.
O Semetes é uma mostra internacional de artes dedicada à infância, juventude e público familiar, tendo como auge a comemoração do Dia Mundial da Criança, dia 1 de junho, cuja área artística privilegiada é o teatro, mas onde se apresentam também espetáculos de música, circo, dança, marionetas e artes de rua, nacionais e estrangeiros, muitos deles premiados internacionalmente.
Depois de uma 25ª edição completamente atípica, devido à pandemia do COVID-19, o Teatro Extremo, volta às salas do Concelho de Almada (Teatro-Estúdio António Assunção, Teatro Municipal Joaquim Benite e Auditório Fernando Lopes Graça do Fórum Municipal Romeu Correia) e a vários espaços ao ar livre (Museu de Almada – Casa da Cidade, Fonte da Pipa, no Olho de Boi, Cacilhas, junto ao Museu Naval, Rua Adriano Correia de Oliveira, no Laranjeiro e Pç. Urbano Tavares Rodrigues, no Feijó), mas também às salas e locais ao ar livre dos nossos parceiros Loures, Moita, Montemor-o-Novo, Seixal, Sesimbra e Minutos Redondos (entidade gestora do Centro Cultural da Malaposta, em Odivelas) entre os dias 21 de maio e 6 de junho de 2021, para realizar a 26ª edição de Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público.
Como atividades principais desta iniciativa está a apresentação de espetáculos (sala e rua), de teatro, dança, circo, marionetas, música e artes de rua, para bebés, crianças a partir dos 6 anos, jovens a partir dos 12 anos e público familiar.
O Festival aporta numa programação eclética a nível de áreas artísticas, linhas estéticas e níveis de leitura por forma a alcançar todos os públicos independentemente de hábitos de fruição artística, formação académica e estrato sócio-económico, numa perspetiva de desenvolvimento de audiências. Em cada edição desta iniciativa programamos como atividades complementares, diversas oficinas artísticas, jogos, exposições e encontros de reflexão teórica.
Participação espanhola
La Fabula de la Ardilla
- 23 de maio às 11h00 e às 16h00.
- No Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada.
- Companyia de Comediants La Baldufa (Lérida, Espanha).
En Busca del Fuego
- 1 de junho às 10h30 e às 14h30.
- No Teatro-Estúdio António Assunção, Almada.
- ARAWAKE (Burgos, Espanha).
Puck and His Troupe
- 5 de junho às 10h30, 13h00, 14h30 e às 18h00.
- No Museu de Almada – Casa da Cidade, Cova da Piedade, Almada.
- Tombs Creatius (Catalunha, Espanha).
As Bombas e o General
- 5 de junho às 16h00. No Parque Urbano Tavares Rodrigues, Feijó, Almada.
- 6 de junho às 11h00. No Museu de Almada – Casa da Cidade, Cova da Piedade, Almada.
- Tanxarina Títeres (Redondela, Espanha).