Sara Águeda Martín

Sara Águeda Martín

Concerto “Teatro para harpa de duas ordens” no Palácio Nacional de Sintra.

Em meados do séc. XVI aparece em Espanha a “harpa de duas ordens”, segundo confirma Juan de Bermudo no ano de 1555. Este aparecimento deve-se à crescente cromatização da música e à progressiva emancipação da linguagem especificamente instrumental. A harpa, até então diatónica, sofre uma série de alterações por toda a Europa. Sara Águeda traz-nos um programa que mostra os vários palcos em que o instrumento foi utilizado, desde a igreja ao teatro palaciano.

Repertório

  • Canción Alemana – Diego Fernandez de Huete (1635-1713)
  • Gaitas – Diego Fernandez de Huete (1626-1667)
  • Pavana – Lucas Ruíz de Ribayaz
  • Canción Italiana – Antonio Martin y Coll (1580-1634)
  • Achas – Lucas Ruíz de Ribayaz

  • Españoletas – Lucas Ruíz de Ribayaz
  • Tento 4º Tom (Tento de falsas do) – Fr. Agostinho da Cruz (1540-1619)
  • Yo soy la Locura – Anónimo Século XVII
  • Pavana – Antonio de Cabezón (1510- 1566)
  • Xácaras – Lucas Ruíz de Ribayaz

  • Romace para quien crie yo cabellos – Antonio de Cabezón
  • Canarios – Antonio Martin y Coll (1580-1634)
  • Zarambeques – Diego Fernández de Huete
  • Quando podré lograrte – Juan Bonet de Paredes. Ms 2478 (ca.1647-1710)
  • Vuestros Ojos tienen de amor – Anónimo

  • Tiento Cifras para arpa y órgano – Alonso Mudarra (ca. 1510-1580)
  • Fantasía X, que contrahaze la harpa en la manera de Ludovico – Alonso Mudarra
  • La noche tenebrosa – Juan Hidalgo (1614-1685)
  • Sarabanda y Correnta de 1º tono – Bernardo de Zala (1722-1756)
  • Folias – Antonio Martin y Coll (1580-1634)
  • Música
  • Sintra
  • sex, 24 de junho 2016
  • 21:30 —22:45

Foro

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Palácio Nacional de Sintra, Sala dos Brasões, Largo Rainha Dona Amélia, Sintra
219-237-300

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