Rosa Rubio: Praxis
O Projecto “Praxis”, apresentado dentro da Mostra Espanha, surgiu dum trabalho interdisciplinar que engloba técnicas diversas (pintura, grafite, gesso, cerâmica, sal e material em vídeo instalação).
O Projecto surgiu da pesquisa da “conduta da boa ou má ação no ser humano”. É um conceito filosófico que procede do termo grego Praxis e responde à visão estética baseada na classificação livre dos universais “sete pecados capitais”. Foi desenvolvendo-se de forma intuitiva e com base num trabalho interdisciplinar que engloba técnicas diversas (pintura, grafite, gesso, cerâmica, sal e material em vídeo instalação).
Os sete elementos perturbadores –1. Luxúria, 2. Gula, 3. Avareza, 4. Preguiça, 5. Ira, 6. Inveja e 7. Soberba– adquirem neste projeto uma grande diversidade iconográfica, surgindo sob formas aleatórias em cabeças de pássaro, bustos irregulares, pontos e círculos infinitos, etc.
O símbolo do círculo é o eixo condutor do projeto já que toma um papel de guia divino tornando-se na figura da alma no que diz respeito ao lado espiritual e celestial dos sete pecados capitais no ser humano e sintetizando a sua relação mística no decorrer da vida e no curso do tempo. O círculo une-se à presença do número “sete” como símbolo do pensamento, espiritualidade, consciência e sabedoria. É a mais alta representação do sagrado: mágico e divino.
Inauguração no dia 20 de setembro às 18h30 no Centro Cultural de Cascais.