Rocío Márquez em Lisboa
Aclamada pela imprensa como “a voz da nova geração de canto flamenco”, Rocío Márquez apresenta o seu mais recente projecto “Visto en el Jueves” em Lisboa.
Rocío Márquez é uma das referências maiores do flamenco contemporâneo. Márquez foi galardoada em 2008 com um dos mais prestigiados prémios do flamenco, Lámpara Minera, tendo sido ainda distinguida com outros importantes prémios como o Coups de Coeur de l’Académie de Charles Cros (França, 2013).
A sua personalidade inquieta e a sua enorme curiosidade são evidentes na sua discografia, que mostra transversalmente tão grande amor pela tradição do flamenco como uma necessidade premente de ampliar os limites da mesma tradição, explorando e experimentando com melodias, instrumentação, arranjos e as letras. Assim, a partir da estreia em Aquí y Ahora (2009), os seus álbuns são a crónica de uma decolagem – Claridad (2012), El Niño (2014), Firmamento (2017), Visto en el Jueves (2019) e a colaboração com Fahmi Alqhai, Diálogos de Viejos y Nuevos Sones (2018).
Rocío Márquez chega a Portugal para apresentar o seu novo disco, Visto en El Jueves, álbum em que propõe um exercício de memória. Uma reflexão crítica sobre o conceito de autoria através de um repertório em que o fosso entre flamenco e não flamenco e o canto e a canção, está desfocada. Encontramos, desta maneira, versões de canções de grandes artistas, bem como estilos de flamenco recriados.