Robles duelo al sol na Cinemateca Portuguesa
O filme sobre o romanticista John Dos Passos vai ser exibido por primeira vez na Cinemateca Portuguesa com a presença da directora Sonia Tercelo.
Robles Duelos al Sol
- De Sonia Tercero Ramiro, Espanha, 2015, 80 minutos.
- Legendado em espanhol e eletronicamente em português | M/12.
- Com a presença de Sonia Tercero Ramiro, projeção seguida de debate.
Escrito e realizado por Sonia Tercero Ramiro com a colaboração de John Dos Passos Coggin, Robles Duelos al Sol baseia-se na investigação histórica levada a cabo em 1937, em Espanha, pelo romancista americano de ascendência portuguesa John Dos Passos (1896-1970) sobre o desaparecimento de José Robles Pazos. Seu amigo, professor universitário e tradutor espanhol de Manhattan Transfer, José Robles Pazos foi morto em abril de 1937, durante a Guerra Civil Espanhola.
John Dos Passos iniciou a sua investigação quando o amigo despareceu durante as filmagens de Spanish Earth, de Joris Ivens, coescrito por Dos Passos com Ernest Hemingway. “O confronto entre John Dos Passos e Ernest Hemingway sobre as razões que levaram à morte de José Robles foi o catalisador do colapso da sua amizade e o do desencanto de Dos Passos com a ‘causa comunista’. Este facto alterou as suas convicções políticas para o resto da sua vida e a sua carreira como escritor”.