Queer Lisboa 2021
O festival de cinema dedicado a projeção de filmes de temática queer e LGTB volta mais um ano com vários filmes espanhóis.
O Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer, que terá lugar entre o 17 e o 25 de setembro, é o festival de cinema mais antigo de Lisboa, com a sua 25ª edição, e o primeiro festival nacional criado com o propósito específico de exibir novas propostas cinematográficas de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero e transsexual, um género cunhado internacionalmente como Cinema Queer. Nos filmes programados para este ano, há várias propostas espanholas:
Passion
- 23 de Setembro às 21h30.
- De Maja Borg, Suecia, Espanha, 2021, 95 minutos.
Um filme sobre nostalgia, cura e pertença. Adotando rituais e jogos da prática queer BDSM e da sua própria herança cristã, a cineasta Maja Borg procura recuperar a intimidade e restabelecer limites na sequência de uma relação destrutiva.
Mojarse en cuatro Versos / Four Verses of self pleasure
- 24 de Setembro às 18h30.
- De Heleni Smuha, Clara Ràfols Pérez, Espanha, 2020, 63 minutos.
Sete mulheres e uma pessoa não-binária compartilham as suas experiências pessoais com a masturbação por meio de curiosas histórias e de uma revolucionária máquina de lavar.
Miguel’s War
- 24 de Setembro às 19h.
- De Eliane Raheb, Alemanha, Espanha, 2021, 128 minutos.
Criado por um pai católico conservador e por uma autoritária mãe síria, Miguel cresceu oprimido e envergonhado, durante a guerra civil do Líbano. Em adolescente, sofreu de um profundo complexo de inferioridade e de uma incapacidade em se afirmar. Em 1983, desesperado para provar a sua própria “existência”, junta-se à guerra como parte de uma fação armada. Mas a experiência foi um fracasso e, traumatizado, emigrou para a Espanha. Agora, trinta e sete anos depois de ter deixado o Líbano, Miguel sente-se finalmente capaz de enfrentar o seu trauma e os fantasmas do passado.
Sedimentos / Sediments
- 24 de Setembro às 21h30.
- 25 de Setembro às 18h30.
- De Adrián Silvestre, Espanha, 2021, 89 minutos.
Seis mulheres trans viajam para uma pequena vila em León, Espanha, onde exploram paisagens incomuns, assim como os meandros das suas próprias personalidades. À procura de respostas sobre o que as une enquanto grupo, elas aprendem a lidar com as suas diferenças.