Portugal Slam! 2015
Festival Internacional de Poesia e Performance, com a participação de artistas espanhóis.
A segunda edição do festival internacional de poesia e performance, Portugal SLAM! Volta a Lisboa. Até dez locais diferentes da capital portuguesa recebem a iniciativa construída em torno ao conceito de Poetry Slam, arte urbana que se assume como um movimento poético alternativo à literatura dominante, uma cultura de expressão popular, em que o sentido da comunidade e a liberdade de expressão promovem um espaço livre de discriminação e violência, ao mesmo tempo que interagem com outras formas tradicionais de cultura, como literatura, teatro, música e dança, além de outros mais contemporâneos como as artes digitais e a tecnologia. Esta prática de poesia original e performativa nasceu em 1984 em Chicago (EUA) da mão do poeta Marc Kelly Smith, um dos convidados do festival e principal responsável pela criação de uma rede de mo bilidade de poetas a nível mundial.
O tema central desta edição é Poetry Slam, Educação, Arte e Tecnologia, as três prioridades estratégicas do Portugal SLAM! ao longo do ano. Portugal já tem, desde o 2010, uma boa rede nacional de organizações que promovem este movimento poético, alem disso, Portugal também está presente na rede europeia de Poetry Slam, EPSPS (European Platform for Slam Performers and Stages), desde 2013. Este festival alçar-se com uma forma de celebrar anualmente os objectivos da plataforma e de garantir o encontro de artistas internacionais com uma programação destinada a vários públicos, desde os workshops de poesia e performance destinados aos mais novos, até público adulto entre os 25-35 anos mediante diferentes propostas de arte, e público sénior mediante a parceira Maior Proximidade Melhor Vida.
Dani Orviz e Salva Soler
Dani Orviz, natural das Astúrias, que além de fazer poesia, também é desenhista, performer e designer gráfico, conta com poemas publicados em diferentes livros, também tem protagonizado, dirigido e escrito diferentes espectáculos, junto com outros artistas, que tiveram um grande sucesso na cena independente da capital de Espanha, como o “Debate com Bate”. Em 2012 foi o ganhador nacional de Poetry Slam na cidade de Jaén e, nesse mesmo ano, ganhou o concurso internacional em Amberes (Bélgica).
A participação espanhola completa-se com o barcelonês Salva Soler, quem já desde criança mostrou a sua devoção pela poesia, mas só a partir dos 26 anos decidiu dedicar-se completamente à arte. Foi então quando iniciou-se nos seus estúdios como actor, cantante e dramaturgo. Formou um grupo de música onde a sua poesia converteu-se em músicas, enquanto isso, desenvolvia a sua carreira com actor na televisão de Catalunya e nos teatros. Foi o ganhador de três Poetry Slam Barcelona e outros como Slham L’Hospitalet e Santako Poetry Slam.
Portugal SLAM! será realizada em dez locais: Museu de Lisboa, Galeria Monumental, Sociedade Guilherme Cossoul, Fablab, Livraria Ler Devagar, LXFactory/Village Underground, escrever escrever, Pressley Ridge, e duas escolas públicas do 2º e 3º ciclo.