Plataforma Coreográfica Internacional: destaque de artistas espanhois
A Quinzena de Dança de Almada chega ao Teatro Municipal Joaquim Benite com a participação de cinco companhias espanholas no âmbito da Mostra Espanha 2019.
A Quinzena de Dança de Almada organiza anualmente uma Plataforma Coreográfica Internacional a que concorrem regularmente cerca de três centenas de companhias internacionais.
A vitalidade da dança contemporânea em Espanha tem-se manifestado nos últimos anos numa grande adesão a este concurso, com dezenas de propostas de grande qualidade. Em 2019, uma das sessões da Plataforma Coreográfica Internacional será dedicada exclusivamente à dança proveniente de Espanha através de uma seleção dos melhores trabalhos recebidos. Nesta edição participam:
Companhia UnaiUna
UnaiUna nasce da mão de Laura Lliteras e Marina Fullana, formadas en dança clássica e contemporânea. O seu percorrido inclui a colaboração com artistas plásticos como Joan Bennassar o Ole Kristian Tangen.
Companhia Danza Mobile
Danza Mobile ésta assinalada pela sua mistura de arte, participação social, diversidade e luta pela inserção laboral. Desde 1995 o projeto está a combinar os mundos das artes e a deficiência.
Led Silhouette
Led Silhouette é um coletivo liderado pelos bailarines Jon López y Cristina Reolid. Debutaram como coautores na sugestiva Moira, e na atualidade alargaram a sua equipa com a incorporação de jovens artistas.
Pepa Sanz & Jose Merino – Girasol Flamenco Producciones
Ambos são bailarines e coreógrafos com formação em Flamenco e dança espanhola. mais abertos à incorporação doutros estilos e modalidades artísticas, participando ativamente en projetos renovadores da dança nacional.
Psicoproject en moviment
Fundada no 2010 pelo criador Jordi Soler Company, a Psicoproject en movimento é uma companhia de dança centrada na psicologia humana do movimiento e do sentimento.
Companhia BAAL
Formada por Catalina Carrasco e Gaspar Morey, a companhia BAAL traz uma nova mirada sobre a dança, combinando a iteração com o público e a tecnologia.