PIGS na Galeria Municipal do Porto
A exposição traz obras de artistas de quatro países: Portugal, Itália, Grécia e Espanha.
A Câmara Municipal do Porto e o Artium produzem a exposição PIGS, com curadoria de Blanca de La Torre e com obras de artistas de quatro países: Portugal, Itália, Grécia e Espanha.
A sigla PIGS, usada para referenciar os países da zona Euro cuja situação financeira declinou sob o peso das medidas de austeridade, dá o título a esta exposição coletiva que questiona, irónica e subversivamente, o significado de “viver acima das suas possibilidades”.
Depois de ter sido apresentada em Vitoria-Gasteiz, Espanha, a exposição inaugura agora no Porto, integrando um programa de questionamento sobre as implicações sociopolíticas da crise e as suas raízes culturais.
O conjunto das obras apresentadas fornece um retrato desencantado sobre os paradoxos da unificação (monetária) europeia e a ambiguidade contida nos discursos mediáticos sobre a relação entre os países da Europa do Norte e os países PIGS.
Esta exposição faz parte de um projeto mais amplo, envolvendo o Artium e a Galeria Municipal do Porto e em que participarão pelo menos os quatro países em que se foca. Está concebida como um projeto vivo, que incluirá, além de exposições, uma secção dedicada a aspetos teóricos, workshops e atividades paralelas nos países em questão.
Artistas
Carlos Aires, Vasco Araujo, Artspirators (Maria-Andromachi Chatzinikolaou, Nikos Podias, Rania Armagou, Spyros Tsalapatas), Bill Balaskas, Karmelo Bermejo, Rossella Biscotti, Stefano Cagol, Nuno Cera, Paolo Cirio, Danilo Correale, Priscila Fernandes, Carla Filipe, Nuria Güell, Jenny Marketou & Zafos Xagoraris, Juan Carlos Meana, PSJM & José María Durán, Avelino Sala, Santiago Sierra, Federico Solmi, Stefanos Tsivopoulos.