Pepe Barragán: Ritmos e Variações
A exposição monográfica “Ritmos e Variações” de Pepe Barragán apresenta uma serie de obras inéditas do artista espanhol no Centro Cultural de Cascais.
Ritmo e variações consiste numa mostra de 35 obras realizadas em óleo sobre tela ou sobre papel de diversos formatos, evidenciando “a destreza do artista na criação cuidada das suas composições e o equilíbrio entre as linhas e os planos que remetem para uma composição musical numa partitura”, descreve o comunicado.
Nestas obras, Barragán investiga a relação e o ritmo entre as cores e as formas ao explorar a ténue fronteira em que um objeto simples se transforma numa obra de arte. Um dos trabalhos apresentados “impressiona pela ambição da sua dimensão”: é formado por 13 telas individuais de 100x70cm, que se unem para formar uma única obra.
A forte presença da geometria nos quadros de Barragán revela-se através de linhas, quadrados, retângulos, polígonos e círculos que se aproximam e se sobrepõem em translações e giros axiais para alcançar a simetria e o movimento rítmico que também se evidencia através do jogo com as cores e os contrastes.