Pablo Fidalgo Lareo no Verão Azul
O artista galego apresenta na 5ª edição do Festival Verão Azul a leitura do seu livro de poemas ‘Mis padres: Romeo y Julieta’ e a performance ‘O Estado Salvaxe. Espanha 1939’.
As cidades de Lagos e Portimão acolhem mais um ano o Festival multidisciplinar Verão Azul, dedicado à promoção e difusão da criação artística contemporânea nacional e internacional fora dos grandes circuitos urbanos. Integra na sua programação espectáculos de artes performativas, exposições, concertos, cinema e até um espaço dedicado ao público infanto-juvenil.
Na sua edição 2014, Verão Azul será cenário da apresentação das propostas artísticas do autor galego Pablo Fidalgo Lareo: poesia e performance; artes cénicas e literatura com a avó do artista como estrela inspiradora.
- 18h30 na Galeria LAR (Lagos) — Leitura do seu livro de poemas Mis padres: Romeo y Julieta: busca pessoal em torno da história de amor dos seus pais. O livro será publicado em Portugal e Argentina ainda este ano.
- 21h30 no Centro Cultural de Lagos — O estado salvaxe. Espanha. 1939: Criada a partir de conversas com a sua avó, única actriz na peça, e das imagens Super 8 gravadas pelo seu avô entre os anos 50 e 80, e que reescreve uma história de família, e, ao mesmo tempo, a história de Espanha desde a Guerra Civil até o presente.
Pablo Fidalgo é natural de Vigo. Autor dos livros La educación física, eleito por El Cultural como um dos cinco melhores livros de poesia publicados em 2010 em Espanha; La retirada, com o qual ganhou o prémio Injuve de poesia em 2012; do livro de artista El tiempo de las tragedias absurdas; além do Mis padres: Romeo y Julieta.
Os seus textos integram várias antologias tendo sido traduzidos para português, francês, polaco, inglês e persa. O seu trabalho tem sido apresentado em Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Polónia, Uruguai, Brasil e Argentina. Como comissário independente, colabora com o Museu de Arte Contemporânea de Vigo para o qual coordenou os ciclos Resistências (2011) e Material memoria (2013-2014). Foi também comissário do ciclo El grado cero del teatro. Reescribir la historia desde la escena. Dirige o projecto MARCO Escena, em Vigo.