Óscar Raña: Um dois, um dois
O artista galego Óscar Raña irá apresentar uma nova série de objectos gráficos únicos e inédito na galería Tinta nos Nervos de Lisboa.
A sua prática tem agregado instrumentos e metodologias que vêm dos mundos das artes plásticas, gráficas, ilustração e banda desenhada, expressando-se numa contínua exploração de composições de um vívido espectro cromático, e que se balança entre a tensão figurativa e narrativa e a dissolução abstracta. A um só tempo minimalistas e psicadélicas, as imagens de Óscar Raña criam uniões entre territórios apenas aparentemente contraditórios.
Com vários projectos de livros de artista, zines e publicações não-identificadas, o autor tem contribuído sobremaneira para esse território poroso do experimentalismo da narrativa e/ou sequência gráfica. Cada imagem contém sempre elementos –figurativos, formais, estruturais, compositivos– que estabelecem elos no seu conjunto, e obrigam a uma repetida re-leitura e requalificação das mesmas, numa incessante busca por um sentido global.
As oito imagens em fine art print / giclée apresentadas nesta mostra são particularmente dedicadas a uma geometria dinâmica, onde se busca com precisão a emergência de movimento, volumetria e harmonia.
A mostra é ainda acompanhada por toda uma constelação de pequenos desenhos originais, em que se podem estudar os processos de busca e a diversidade material do seu trabalho. Prevê-se o lançamento ainda de uma publicação-companheira desta exposição.