Os limites do Hispanismo
V Congresso de BETA, Associação de Jovens Doutores em Hispanismo
A associação de jovens doutores em Hispanismo, BETA, reúne jovens investigadores que obtivessem o doutoramento nos últimos dez anos em qualquer âmbito do Hispanismo, no sentido mais amplo: desde o estudo das Literaturas Hispânicas (trabalhadas desde perspetivas como a Filologia, a Teoria da Literatura, a Literatura Comparada etc.) até os Estudos Culturais.
No seu quinto congresso, que terá lugar entre 17 e 19 de junho de 2015 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, BETA espera convocar jovens doutores para debatirem sobre os limites do Hispanismo, sob diversas perspetivas e desde multiples campos de estudo. Este tema genérico está subdividido em três áreas de trabalho:
- Os limites epistêmicos do Hispanismo
- O Hispanismo para além dos seus limites geográficos
- O conceito de limite no Hispanismo
Pretende-se reunir tanto investigadores das literaturas e culturas peninsulares como latino-americanistas nas suas diversas vertentes geográficas e cronológicas; são bem vindas palestras sobre literatura de qualquer período (medieval, áurea, moderna ou contemporânea), assim como comunicações sobre outras manifestações culturais hispânicas, que problematizem o conceito do Hispanismo e os seus complexos limites geográficos, linguísticos, históricos, científicos, académicos ou políticos.
Aceitam-se propostas de comunicação individual, de painel e de apresentação de publicação.
A data limite para o envio de propostas será o dia 01/03/2015. As propostas devem ser enviadas ao email do congresso: [email protected]. A notificação da seleção comunicar-se-á aos interessados antes de 01/04/2015. A Associação BETA concede até 5 bolsas de assistência ao congresso.