Encontro 'A ordem de S. Jerónimo'
Encontro entre especialistas na Ordem de S. Jerónimo, e concertos de música barroca e renascentista.
Entre os anos 1373 e 1836 decorre a história da Ordem de S. Jerónimo em paralelo e frequentemente interligada entre Espanha e Portugal. O seu primeiro mosteiro foi o de San Bartolomé de Lupiana ao qual se seguiram, entre outros, o de Penha Longa, perto de Sintra, o de Santa Maria de Guadalupe, na província espanhola de Cáceres e o de Santa Maria de Belém, convertido graças à iniciativa do Rei Manuel I na máxima expressão da arte a que, mais tarde, atribuíram o seu nome –estilo manuelino.
As suas dependências servirão de palco para que historiadores e especialistas, portugueses e espanhóis, possam aprofundar a história da Ordem através de uma série de conferências abertas ao público em geral.
O evento inclui ainda dois concertos de abertura e encerramento das jornadas, o primeiro de música antiga e barroca pelos Segréis de Lisboa e o segundo de música renascentista pelo grupo Camerata Iberia.
- Nos dias 7, 8 e 9 de Outubro o encontro entre especialistas na Ordem de S. Jerónimo: A ordem de S. Jerónimo: Uma história entre Espanha e Portugal.
- No dia 7 concerto de música barroca Segréis de Lisboa.
- No dia 9 concerto de música renascentista na Igreja do Mosteiro pelo grupo Camerata Ibéria.
Moderam: Isabel Cruz Almeida (Diretora do Mosteiro dos Jerónimos), José Manuel Nieto Soria (Universidade Complutense de Madrid).