Olhares do Mediterrâneo 2024
A 11ª edição do primeiro festival internacional de cinema em Portugal dedicado exclusivamente à produção cinematográfica feminina apresenta 67 filmes de 28 países com o tema “Revoluções Quotidianas”.
O Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival traz novamente ao público filmes de vários géneros cinematográficos (documentário, ficção, animação, experimental), de realizadoras afirmadas e debutantes, que se debruçam sobre os temas mais variados, incluindo a identidade de género, a amizade, o amor, a memória, a família, as redes sociais, mas também as migrações, os colonialismos passados e presentes e as lutas pela liberdade.
O festival teve a sua primeira edição em 2014 e trata-se do primeiro encontro internacional de cinema em Portugal dedicado exclusivamente à cinematografia feminina, com o propósito de dar particular visibilidade à presença das mulheres no panorama cinematográfico internacional. A presença de cineastas, produtores e distribuidores espanhóis sempre foi significativa, e este ano conta com a presença dos organizadores do festival Generamma de Chiclana de la Frontera.
O tema da 11ª edição dos Olhares do Mediterrâneo é Revoluções quotidianas com 67 filmes de mulheres de 28 países. Este ano, Olhares do Mediterrâneo exibirá os seguintes filmes espanhóis:
Remember My Name
- Sábado, 2 de novembro às 16:30.
- De Elena Molina, Espanha / França, documentário, 2023.
- Em espanhol e árabe com legendas em português.
Ihsane, Assia, Mounia, Nuhaila e Hamza atravessaram a fronteira de Melilla quando eram menores e vivem em diversos centros de acolhimento. Conhecem-se na companhia de dança NANA, onde encontram uma nova família e têm a oportunidade de participar num programa de talentos da televisão. A fama fugaz oferece-lhes um escape, mas quando as luzes da ribalta se apagam, devem regressar a Melilla, enfrentando novamente sozinhos a idade adulta e os desafi os da emigração.
The Girls Are Alright
- Sexta-feira, 29 de novembro às 19:30.
- De Itsaso Arana, Espanha, ficção, 2023.
- Título original: Las chicas están bien.
- Em espanhol com legendas em português.
Uma escritora convoca quatro actrizes para uma casa de campo, durante uma semana, para ensaiar a sua peça. Bárbara e Irene são profissionais consagradas, Itziar e Helena são mais jovens, em início de carreira. As anfitriãs são Mercedes, uma mulher que transformou um velho moinho no seu próprio reino, e a sua jovem neta Júlia. À medida que as raparigas tecem uma teia de conversas e histórias que lhes permite entrar na ficção da peça, um estranho feitiço apodera-se do filme, que se transforma num conto luminoso de Verão com princesas, cavalos, sapos, cartas, morte e um príncipe muito confuso apanhado por acaso.
Curtas Andaluzas
- Sábado, 2 de novembro às 14:30.
- Em espanhol com legendas em português.
Generamma apresenta cinco curtas andaluzas:
- Camino Roya. Un mapa de Ida y vuelta. De Rocio Rodriguez, Espanha, documentário.
- Mothertruckers. De Paula Romero González, Espanha, documentário, 2023.
- La Banda. De Leonor Jiménez, Delia Márquez, Espanha, ficção, 2024.
- La Cajera. De Amada Santos, Espanha, ficção, 2022.
- Carroña. De Elías Pérez, Espanha, ficção, 2024.
Sessão Famílias
- Domingo, 3 de novembro às 11:00.
- Em espanhol com legendas em português.
Sessão damílias com 3 curtas espanholas:
- Amanda, You Lied (Mentiste Amanda). De Eva Libertad, Nuria Muñoz, Espanha, ficção, 2024.
- Pietra. De Cynthia Levitan, Espanha / Portugal / Polónia / Brasil / Lituânia, animação, 2024.
- Tomorrow. De Estefania Ortiz, Espanha, ficção, 2024.
Sessão de Curtas
- Sexta-feira, 1 de novembro às 14:15. The Real Truth about the Fight. De Andrea Slaviček, Croácia / Espanha, ficção, 2023.
- Sexta-feira, 1 de novembro às 16:45. Màriam Zelaia. Espanha, ficção, 2023.
- Sábado, 2 de novembro às 11:00. Divine Accounts. De Eulàlia Ramon, Espanha, ficção, 2022.
Veja o programa completo (PDF).