Olhares do Mediterrâneo 2016
A 3ª edição do Festival terá lugar de 29 de setembro a 2 de outubro no Cinema São Jorge de Lisboa.
A 3ª edição do Festival terá lugar de 29 de setembro a 2 de outubro no Cinema São Jorge em quatro dias de explosão de mediterrâneidade nas suas múltiplas facetas culturais e artísticas: cinema, artes performativas, debates, exposições, workshops e dieta mediterrânica.
A aventura de fazer os Olhares do Mediterrâneo começou no início de 2013 e nasceu da vontade de trazer a Lisboa um festival semelhante ao Films Femmes Mediterranée, o modelo inspirador. A ideia foi acolhida e acarinhada por várias pessoas que se empenharam pessoalmente na concretização do projecto e pelo CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia). Objectivo inicial e principal: mostrar em Lisboa filmes realizados por mulheres de países do Mediterrâneo.
Volvidos três anos, e graças ao envolvimento e aos contributos dos diversos membros deste grupo, o conceito evoluiu e assumiu contornos próprios. Realizaram dois festivais multidisciplinares de três dias, um ciclo de cinema espanhol com o apoio do Instituto Cervantes e a Embaixada de Espanha e foram ao Shortcutz Lisboa.
Participação espanhola em destaque
- Sessão de abertura Travessias com debate: Corredor de Fons, de Isabel Fernandez. Prémio de Melhor Realização, Aljazeera International Documentary Film Festival (Doha, Qatar, 2014) e Prémio de Argumento, Festival Europe-Orient du Film Documentaire Asilah (Marrocos, 2015).
- Animação sessão miúdos: Una Aventura de Miedo, de Cristina Vilchez. Prémio de Melhor Animação Festival Anima GT (Guatemala) e Prémio de Melhor Animação Festival ULL-Nu (Andorra la Vella).