Olhares de Espanha 2017
A 3º edição do Festival está basada no cinema documental e mostra a cinematografía mais recente das realizadoras espanholas.
Fruto da renovada parceria entre o Instituto Cervantes, o festival Olhares do Mediterrâneo e a Consejaria de Cultura da Embaixada de Espanha em Lisboa, e à semelhança das edições anteriores, a 3ª edição de Olhares de Espanha regressa como um espaço de divulgação da cinematografia mais recente das realizadoras espanholas.
Tal como acontece em Portugal, o cinema documental realizado por mulheres tem vindo a consolidar-se no panorama cinematográfico espanhol, apesar da menor presença feminina que ainda se detecta nas profissões artísticas e técnicas neste âmbito. Nessa medida, escolhemos quatro documentários, que pela sua temática abordam quatro assuntos do maior interesse para o público português, pela sua semelhança com realidades também nossas.
Os primeiros dois filmes falam-nos de duas das instâncias sobre as protagonistas espanholas mais vinculadas à constituição do feminismo em Espanha, ou pelo menos, à presença das mulheres em momentos decisivos para a criação da cultura democrática.
Las constituyentes
- 14 de Novembro às 18h30.
- De Oliva Acosta, 2011, 70 minutos.
- Legendado em português. Ver trailer.
O ciclo abre com Las Constituyentes, que nos fala das 27 mulheres, deputadas e senadoras que – graças ao seu trabalho parlamentar na legislatura constituinte de 1977 – foram protagonistas duma mudança política que conduziu à democracia em Espanha. A sessão será complementada com uma conversa informal com duas mulheres, uma espanhola e uma portuguesa, que nos falarão da sua experiência no período da ditadura.
Excluidas del paraíso
- 21 de Novembro às 18h30.
- De Esther Pérez de Eulate, 2016, 75 minutos.
- Legendado em português. Ver trailer.
O ciclo continua com Excluidas del Paraíso, de Esther Pérez de Eulate, um documentário que procura explorar os mecanismos que ainda reproduzem e perpetuam o patriarcado em pleno século XXI. Também aqui haverá espaço para uma conversa informal, após a sessão.
El lugar de las fresas
- 5 de Dezembro às 18h30.
- De Maite Vitoria Daneris, 2015, 93 minutos.
- Legendado em português. Ver trailer.
Em El Lugar de las Fresas, Maite Vitoria Daneris acompanha durante sete anos o percurso de Lina, uma camponesa idosa italiana que vende hortaliça e morangos no mercado. O seu destino entrelaça-se com o de Hassan, um jovem marroquino imigrante que chega a Itália em busca de melhores condições de vida. Acima de tudo, é um filme poético, que mostra ao público o valor mais essencial e puro do ser humano, através do trabalho agrícola.
La fiesta de otros
- 12 de Dezembro às 18h30.
- De Ana Serret Ituarte, 2015, 73 minutos.
- Legendado em português. Ver trailer.
A terminar o ciclo, La Fiesta de Otros. Ana Serret Ituarte quis ver como são os Invernos de quem vive o Verão, de povoação em povoação, a abrilhantar os festejos estivais de província. Gente habituada a tomar parte neles, olhando, não participando, músicos de uma época que se vai desfazendo lentamente.