'Obra y Arquitectura del Vino'
Exposição de arquitetura de Jesús Marino Pascual, vencedor do prémio das Artes Riojanas 2011.
Este arquiteto riojano tem realizado numerosos projetos de arquitetura relacionados com o vinho bem como a construção do Museo de la Cultura del Vino Dinastía Vivanco, situado em Briones (A Rioja) e inaugurado em 2004; a Adega Darien em Logroño (A Rioja) inaugurada em 2007; a Adega Irius em Barbastro (Huesca) inaugurada em 2008; a Adega Antión em Elciego (Alava) inaugurada em 2008 e o Centro da Cultura do Rioja, inaugurado em 2011 em Logroño.
O vinho faz parte da vida e da cultura de Espanha. O nosso país é um dos grandes produtores e exportadores de produtos vinícolas de todo o mundo. O vinho, além de contribuir notavelmente para a nossa economia, também faz parte da nossa paisagem, da nossa forma de vida e da nossa identidade como nação.
O Instituto Cervantes de Lisboa organiza uma série de atividades dedicadas à cultura do vinho que terão como eixo principal a arquitetura das adegas de La Rioja.
Para a celebração das mesmas, contamos com a colaboração do arquiteto riojano Jesús Marinho Pascual, com uma exposição das suas obras, e com a participação da Fundação Dinastía Vivanco (fundação sem fins lucrativos e que dedica os seus esforços à investigação da enologia e a difundir o legado histórico e cultural do vinho), além de outras instituições culturais de prestígio.
Jesús Marino Pascual (Liédena. Navarra. 1950) licenciou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Navarra. Tem desenvolvido a sua intensa trajetória profissional em Logroño, cidade para a qual se mudou há 33 anos. Atualmente dirige o atelier de arquitetura, J. Marino Pascual y asociados e é autor de edifícios emblemáticos na Rioja.
Inicio: 24 de Janeiro, 18:30, Instituto Cervantes. Entrada libre. De segunda a sexta das 10.00h às 20.00h. Sábado das 10.00h às 12.00h. Domingos e feriados fechados.