Obra Convidada: La Sibila de Velázquez
A obra de Velázquez estará patente no Museu Nacional de Arte Antiga até início de 2018 no âmbito da Mostra Espanha 2017.
À semelhança de anos anteriores, o programa da Mostra Espanha 2017 inaugura coincidindo com o ciclo de Obras convidadas do Museu Nacional de Arte Antiga. Para esta ocasião foi escolhida uma obra de Diego Rodríguez de Silva y Velázquez, o grande mestre da pintura espanhola, cuja ascendência paterna, era precisamente, portuguesa.
Sibila é um magnífico óleo sobre tela de 62 x 50 cm, realizado por volta de 1632, pouco depois do regresso do pintor da sua primeira viagem a Itália. Assim o evidenciam a feitura e o leque cromático da obra, que a vinculam inequivocamente aos outros quadros do início daquela década, como La túnica de José.
A obra representa uma mulher jovem, de perfil, olhando em frente e carregando no seu braço esquerdo uma tábua ou tela, como quem escreve ou talvez como quem pinta. Ainda que no passado se tenha tentado identificar a retratada (sem fundamento real) com a esposa do pintor, quer o gesto quer o ambíguo atributo fizeram com que, em qualquer caso, se tenha identificado o tema como sendo uma das sibilas, personagens da mitologia grecorromana às que eram atribuídas capacidades adivinhatórias, e que a tradição cristã assimilou como profetisas pagãs do nascimento de Cristo.