O Fotebol na Cinemateca Portuguesa
O filme auto-biográfico do hispano-brasilero Sergio Oksman conta a história da relação com o seu pai durante o Mundial de Brasil.
O Fotebol
- De Sérgio Oskman. Espanha, Brasil, 2015, 70 minutos.
- Segunda passagem do filme, mostrado em janeiro. Ver trailer.
Partindo da sua relação e distância com o pai, o realizador Sérgio Oskman desenvolveu um documentário semiautobiográfico sobre as relações entre pai e filho no contexto da organização do Campeonato do Mundo de 2014, realizado no Brasil.
Oskman filma não apenas um reencontro de família, após largos anos de separação, como o estado de sítio de um país inteiro que vive e sofre (sobretudo) fora dos estádios com a ficção de um jogo e o destino emocional de uma nação. Desporto e relações de sangue cruzam-se, na proximidade e distância entre pai e filho e o caminho incerto de um país, num dos documentários mais aclamados do cinema brasileiro dos últimos anos.
Em Espanha, o filme recebeu oito candidaturas aos Prémios Goya nas categorias de melhor filme, melhor realizador, melhor guião original, melhor direção de fotografia, melhor montagem, melhor som, melhores efeitos especiais e melhor filme documental.