O Bom Pastor de Bartolomé Esteban Murillo
O quadro “O Bom Pastor” de Esteban Bartolomé Murillo será transferido directamente do Museu do Prado de Madrid na sequência do acordo de colaboraçao entre o Museu Nacional de Arte Antiga y Acción Cultural Española visando destacar as obras dos grandes mestres da pintura espanhola.
O Bom Pastor é uma pintura a óleo sobre tela de 123 x 101 cm realizada pelo pintor sevilhano Bartolomé Esteban Murillo por volta do ano de 1660, pertencente à escola barroca espanhola. Encontra-se na coleção permanente do Museu do Prado (Madrid).
A pintura do Bom Pastor foi adquirida, com outras, em 1744 pela Rainha Isabel de Farnesio aos herdeiros do cardeal e presidente do Conselho de Castela Gaspar de Molina y Oviedo da antiga coleção que o referido cardeal possuía. A pintura foi ampliada para ser exposta como par do San Juan Bautista Niño e destinada ao Palácio da Granja de San Ildefonso em 1746, indo posteriormente para o Palácio de Aranjuez onde aparece em dois inventários de 1747 e 1774, nota 1 e de lá foi levado para o Palácio Real de Madrid onde permaneceu entre 1814 e 1818 até à sua chegada ao Museu do Prado em 1819, onde continua a fazer par na sua exposição com o Menino São João Baptista.