Noite da Literatura Europeia 2024
A 12.ª edição da “Noite da Literatura Europeia” apresenta diversas obras que exploram temas sociais e críticos, e ocorrerá em Carnide, Lisboa, com a leitura de “Por enquanto, o povo unido ainda não foi vencido” por Pedro Saavedra, acompanhado por Raquel Oliveira e Pedro Araújo.
Esta edição da Noite da Literatura Europeia conta com um número recorde de participações, num total de 18 países e 17 autores selecionados (um autor apresenta 2 obras em representação de dois países, Áustria e Chéquia). Contando com poemas, romances, contos e uma novela gráfica, esta edição apresenta visões da sociedade europeia e perspectivas críticas da mesma através dos vários géneros literários e dos temas abordados, que vão desde o sentido de comunidade, a doença e a família, às ditaduras, incluindo a ditadura do trabalho, a meta-narrativa, a solidão ou ainda a exclusão pela surdez, entre muitos outros temas subjacentes a cada obra.
A Noite da Literatura Europeia decorre em vários espaços emblemáticos do bairro de Carnide, em Lisboa. A leitura, organizada pelo Instituto Cervantes de Lisboa, terá lugar no Espaço Bento Martins, um local de excelência para eventos culturais. O livro escolhido é Por enquanto, o povo unido ainda não foi vencido. Crónicas 1974-1975, do escritor Manuel Vázquez Montalbán. O ator que fará a leitura dos excertos é Pedro Saavedra, formado na Escola Superior de Teatro de Lisboa. Será acompanhado pela bailarina Raquel Oliveira e pelo músico Pedro Araújo.