Motelx 2015 – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa
Com a participação espanhola dos filmes ‘Shrew’s Nest’, de Juanfer Andrés y Esteban Roel, e ‘Purgatory’, de Pau Teixidor.
Volta o mês do terror com a 9ª edição do MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. De 8 a 13 de Setembro, aproxima-se uma edição que tem preparadas muitas novidades e promete surpreender os maníacos do terror antes e durante o festival. Acções de guerrilha pela cidade de Lisboa vão dar o arranque para as novidades que terão seguimento durante o MOTELx no Cinema São Jorge e no Lounge MINI em plena Avenida da Liberdade que este ano terá cinema, música, debates e um bar underground.
Abrem-se assim as portas à estreia dos melhores filmes de terror do ano, às homenagens e restrospectivas dos mestres, ao trabalho dos realizadores nacionais que continuam a apostar no terror em português, às masterclasses, workshops, debates e muitas surpresas.
Entre a participação espanhola, destaca-se a participação das duas longa-metragens na secção Principal: ‘Shrew’s Nest’, de Juanfer Andrés y Esteban Roel, e ‘Purgatory’, de Pau Teixidor, para além de várias curta-metragens.
Shrew’s Nest / Musarañas
- Juanfer Andrés, Esteban Roel, Espanha, 2014, 91 minutos.
- Espanhol com legendas em Português e Inglês.
Espanha, década de 50. Montse já não é uma jovem. A mãe morreu durante o parto da filha mais nova e o pai fugiu cobardemente. Obrigada a ser ao mesmo tempo pai, mãe e irmã mais velha, Montse escondeu-se da vida. Sofre também de agorafobia e não sai de casa. Trabalha como costureira e o seu único vínculo com a realidade é a irmã, que em breve deixará de ser uma menina. Um dia, Carlos, um jovem vizinho irresponsável, cai nas escadas e vai pedir ajuda à única porta até à qual é capaz de se arrastar. Montse leva-o para dentro. Carlos entrou no ninho da víbora… talvez nunca saia de lá.
Álex de la Iglesia produz este filme de terror claustrofóbico que teve três nomeações para os Goya, incluindo Melhor Actriz para Macarena Gómez.
Purgatory / Purgatorio
- Pau Teixidor, Espanha, 2014, 79 minutos.
- Espanhol com legendas em Português e Inglês.
Marta, uma jovem mulher nos seus trintas, muda-se para um apartamento com o namorado. Na primeira noite fica sozinha em casa. Tudo está tranquilo até baterem violentamente à porta. É uma das suas vizinhas, que precisa que alguém fique com o filho de 10 anos, Daniel, porque o marido teve um acidente e está no hospital. Marta aceita mas as horas passam e ninguém vem buscar Daniel, cujo comportamento está cada vez mais instável, perturbador e violento. Daniel insiste que há outra criança na casa. Uma que só ele consegue ver…
Da mesma equipa responsável por The Impossible, esta é a estreia nas longas-metragens de Pau Teixidor depois da curta Leyenda (MOTELx 2012) e também a de Oona Chaplin (Game of Thrones) como protagonista.