MOTELx
Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, com a presença dos filmes espanhóis ‘Open Windows’, de Nacho Vigalondo, e ‘Canibal’, de Manuel Martín Cuenca.
Chega o mês do terror com a 8ª edição do MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. De 10 a 14 de Setembro, aproxima-se uma edição cheia de surpresas: com zombie parades pela cidade e com animação de rua na Avenida da Liberdade e Largo de São Carlos; o Teatro Tivoli BBVA acompanha o Cinema São Jorge como anfitrião dos 5 dias de MOTELx; Musicbox, Povo e Lounge levarão o festival à noite lisboeta.
Abrem-se assim as portas à estreia dos melhores filmes de terror do ano, às homenagens e restrospectivas dos mestres, ao trabalho dos realizadores nacionais que continuam a apostar no terror em português, às masterclasses, workshops, debates, à descoberta dos tesouros do terror português na secção Quarto Perdido, às sessões duplas da meia-noite ou às curtas ao almoço; e sem esquecer os mais novos, a secção Lobo Mau complementa o circuito e apresenta no Palácio Foz cinema e actividades para pais e filhos, em parceria com a Cinemateca Júnior.
Nesta 8ª edição, MOTELx conta com a participação española dos longa-metragens Open Windows, do realizador Nacho Vigalondo, e Canibal, de Manuel Martín Cuenca. Com o apoio da Seção de Cultura da Embaixada de Espanha.
Open Windows
- De Nacho Vigalondo, com Eliah Wood, Sasha Grey, Neil Maskell. França / Espanha / EUA, 100 min., Ano 2014
- Nick é um rapaz cheio de sorte. Esta noite, vai jantar com Jill Goddard, a actriz mais falada do momento. Ela está a promover o seu mais recente filme, e Nick ganhou o primeiro prémio num concurso online. No entanto, recebe uma chamada de alguém chamado Chord, que lhe diz que o jantar foi cancelado. E a culpa é de Jill: ela é uma diva egocêntrica que todos detestam. Chord diz que pode recompensar Nick. Oferece-lhe maneiras de espiar a actriz através do computador, o sonho de qualquer fã. Mas a terrível verdade começa a vir ao de cima…
Canibal
- De Manuel Martín Cuenca. Com Antonio de la Torre, Olimpia Melinte, Alfonsa Rosso. Espanha / Roménia / Rússia / França, 116’, 2013.
- Carlos é o alfaiate mais prestigiado de Granada, mas por detrás desta fachada esconde-se um homicida desprovido de remorsos ou sentimentos de culpa. Até que Nina surge na sua vida. Ela fá-lo-á entender a verdadeira natureza dos seus actos e, pela primeira vez, o amor desperta. Carlos é o mal encarnado, sem consciência disso. Nina é a inocência pura. E Canibal, uma história de amor demoníaca.
A presenta española nesta edição do MOTELx completa-se com a Retrospectiva ao realizador Alex de la Iglesia:
- El Dia de la Bestia (Espanha, 1995)
- A Comunidade (Espanha, 2000)
- Bruxas e Outras Loucas / Las Brujas de Zugarramurdi (Espanha, 2013)