Mostra Espanha x Porto/Post/Doc 2024
Com seleção do curador e jornalista Miquel Escudero Dieguez, a “Mostra Espanha x Porto/Post/Doc” reúne seis filmes que, também conversando entre si, traçam uma cartografia de algum do melhor cinema contemporâneo espanhol de diferentes géneros.
O Porto/Post/Doc é um festival de cinema que, além de competições internacionais e temáticas, oferece retrospetivas, cinema infantil e juvenil, debates, oficinas e eventos da indústria, buscando engajar com a atualidade e promover reflexões que possam transformar o mundo, especialmente nas relações locais.
Para além do território onde os filmes foram produzidos ou rodados, um pacto tácito une-os num laço silencioso. Mesmo que não saibamos exatamente o que acontece, podemos adivinhar que se cruzam algures. No caso dos filmes que hoje nos preocupam, estamos perante diferentes perspetivas. Não veem a mesma coisa, mas também não fingem ver. O ponto de encontro é um compromisso inegociável com o cinema, bem como com os seus próprios pontos de vista. É nas conversas entre eles, também quando se olham furtivamente e conseguem ver a borracha do caderno de outra pessoa, que se desenha uma cartografia do cinema espanhol contemporâneo. Quando Fellini era questionado sobre o grupo de cineastas que compunham o Neorrealismo italiano, respondia que sempre almoçou maravilhosamente em casa de Visconti. Talvez a chave de tudo esteja aí, em encontrar uma espécie de caos que nos permita alcançar a liberdade. Talvez a Espanha seja o pretexto, talvez a Espanha seja o vértice possível sobre o qual se sustenta este cinema em movimento.
—Miquel Escudero Diéguez
La Hojarasca
- 23 de novembro às 17h15.
- De Macu Machín, Espanha, 2024, 72 minutos. Ver trailer.
Após 20 anos, Elsa e sua irmã mais nova, Maura, retornam à casa onde cresceram. Carmen, a terceira irmã, vive lá sozinha e cuida das poucas propriedades da família. A doença degenerativa de Maura avança, enquanto Elsa e Carmen tentam resolver a divisão da herança dos pais. Entre colheitas de amêndoas e discussões intermináveis, antigos conflitos ressurgem, despertando um vulcão há muito adormecido.
For Here Am I Sitting In A Tin Can Far Above The World
- 24 de novembro às 17h00.
- De Gala Hernández López, França, 2024, 19 minutos. Ver trailer.
Uma mulher sonha com o criptógrafo americano Hal Finney. Uma grande crise económica afecta o mercado das criptomoedas, dezenas de milhares de pessoas são criogenizadas à espera de tempos melhores. Estarão suspensas ou a cair no vazio? Que estranha relação temos com o futuro?
Las Novias del Sur
- 24 de novembro às 17h00.
- De Elena López Riera, Espanha / Suíça, 2023, 39 minutos. Ver trailer.
Mulheres adultas falam do seu casamento, da sua primeira vez, da sua relação íntima com a sexualidade. Ao repetir estes rituais ancestrais, a realizadora questiona a sua própria condição de mulher solteira, sem filhos e, portanto, a relação em cadeia entre mãe e filha, que se vai extinguindo.
Strata Incognita
- 24 de novembro às 17h00.
- De Jorge Valiente Oriol, Amaia Sánchez-Velasco, Romea Muryn e Francisco Lobo, Portugal / Espanha, DOC, 2023, 16 minutos. Ver trailer.
Strata Incognita é uma viagem trans-escalar e trans-temporal através das geografias que articulam o solo como infraestrutura agroindustrial, mas também como ecossistema e arquivo somático de crimes, memórias e mitos.
La Parra
- 25 de novembro às 19h00.
- De Alberto Gracia, Espanha, 2024, 90 minutos. Ver trailer.
Damián participa num programa de televisão onde a lealdade ganha. Quando o programa muda, passa para publicidade, e começa a história: Era uma vez um homem de meia-idade chamado Damián que vivia de salário em salário. Quando recebe a notícia da morte do seu pai, tem de regressar à sua cidade natal, Ferrol. Após mais de 20 anos de ausência, Ferrol caiu em ruínas, mas continua a aprisionar todos os que a visitam.
A nuestros amigos
- 27 de novembro às 14h30.
- De Adrián Orr. Espanha / Portugal, 2024, 90 minutos. Ver trailer.
Sara, uma jovem de um bairro operário, entra para a universidade e constrói a sua identidade, dividida entre os amigos da sua comunidade e o novo mundo a que é exposta quando atinge a maioridade.