MONSTRA 2014. Festival de Animação de Lisboa
Festival de Animação de Lisboa. Uma ideia abrangente, transversal e muito grande só pode ter um nome: MONSTRA.
Nascida no ano 2000 a MONSTRA tem os objectivos de o melhor do cinema de animação mundial enquanto arte independente, mas também, enquanto Arte que pressupõe o dialogo e a transversalidade criativa e transformadora de pressupostos e estigmas artísticos.
Treze anos depois do seu nascimento a Monstra cresceu muito. Dos dois mil espectadores da edição do ano 2000 tem hoje cerca de 40 mil em todas as suas actividades. Apresenta-se em 15 salas diferentes ao longo da cidade numa media de 35 sessões diárias de cinema durante sete dias.
A monstra conta com um especial destaque à programação para o publico do futuro, as crianças e os jovens, através da MONSTRINHA.
O Cinema de animação Espanhol tem presença nas sessões de curtas metragens em competição com os trabalhos dos directores Anna Solanas e Marc Riba, Alberto Vasquez e Nicolai Troshinsky.
Associado à Monstra, o Museu da Marioneta apresenta uma grande exposição dos cenários e personagens do filme de animação Pos Eso, realizado por o director espanhol Samuel Ortí (Sam). Ambas as actividades contam com o apoio da Consejería de Cultura da Embaixada de Espanha em Portugal.
Bilhetes: 1-4€.