Monstra 2020. Festival de Cinema de Animação de Lisboa
A 20ª Edição da Monstra tem lugar este ano entre o 29 de setembro e o 10 de outubro com uma versão reduzida mas que inclui vários participantes espanhóis.
Desde 2000, a Monstra | Festival de Animação de Lisboa tem como grande objetivo celebrar a transversalidade artística, promover o encontro entre pessoas de diferentes artes e transmitir novos olhares estéticos, usando como base a linguagem mais pluridisciplinar que conhecemos: o cinema de animação.
Com o passar dos anos, o Festival evoluiu para o conceito… a Monstra à solta. Primeiro, em Lisboa, invadindo a cidade em múltiplos espaços destinados a públicos com interesses e sensibilidades artísticas díspares. Depois a Monstra Solta-se pelo país, visitando anualmente, em itinerância, mais de 40 cidades, uma parte delas com uma programação alargada. Ao longo do ano a Monstra anda também à solta pelo mundo. Nestes 20 anos esteve em 151 cidades dos cinco continentes, levando o melhor cinema de animação realizado em Portugal e no mundo. A Monstra é ainda responsável pela realização anual de multiplas oficinas, conferências e conversas em torno da arte da animação.
Participação espanhola:
Buñuel no Labirinto das Tartarugas
- 5 de outubro às 17h30 e 7 de outubro às 21h30.
- No Cinema City Alvalade.
- De Salvador Simó, Espanha, Holanda, 2018, 78 minutos.
Numa história que contada ninguém acredita, própria do mestre cineasta surrealista, Buñuel no Labirinto das Tartarugas conta a história verídica da forma como o realizador fez o seu segundo filme. Paris, 1930. Salvador Dalí e Luis Buñuel são figuras importantes do movimento surrealista, mas Buñuel fica na bancarrota após um escândalo que envolve o seu primeiro filme, A Idade de Ouro. No entanto, o seu bom amigo e escultor, Ramón Acín, compra um bilhete da lotaria com a promessa de que, se ganhar, financiará o seu próximo filme. Incrivelmente, a sorte está do lado deles, pois o bilhete é premiado e eles decidem fazer o filme.
Buñuel no Labirinto das Tartarugas não só é uma aventura de amigos, mas também um episódio fascinante da história do cinema, recorrendo à representação comovente e a excertos de gravações da produção feitas pelo próprio Luis Buñuel, para apresentar um retrato profundamente emocionante e humano de um artista em busca do seu objetivo.
Monstra e o Mundo (Espanha)
- 3 de outubro às 18h30. No Auditório Camões.
- Amor de Macaco, de Paulo Mosca, Espanha, 2015, 4 minutos.
- La Lupe i en Bruno, de Anna Solanas e Marc Riba, Espanha, 2005, 5 minutos.
- Iguais, de Daniel Martínez Lara, Espanha, 2017, 8 minutos.
- Terra-Mãe, de Juan de Dios Marfil, Espanha, 2009, 6 minutos.
- Zepo, de César Díaz, Espanha, 2014, 3 minutos.
- Decorado, de Alberto Vázquez, Espanha, 2016, 11 minutos.
- Presunto, de Iria López, Espanha, 2012, 8 minutos.
- Simbiosis Carnal, de Rocio Álvarez, Espanha, 2017, 10 minutos.