Moisés Mallo: A sinfonia do começo da nossa vida
O cientista espanhol Moises Mallo expõe o seu trabalho como genetista no concerto “Mozart para todos”, da Fundação Gulbenkian, no âmbito do programa Musica e Ciência.
Como se relacionam a música e a ciência? Numa parceria com o Instituto Gulbenkian de Ciência, em cada Concerto de Domingo da Fundação Gulbenkian um investigador é convidado a apresentar um tema que relaciona
as duas áreas.
Já que o tema deste concerto é Mozart para todos, podemos focar-nos no estudo do mistério da vida e da genialidade precoce e rara do compositor, que ainda hoje permanece por compreender. A partir do dueto entre Papageno e Papagena em A Flauta Mágica, vemos o encontro entre dois amantes, o prelúdio na partitura que guia o desenvolvimento embrionário e culmina em novos seres, que ainda têm muitos segredos por desvendar.
Moisés Mallo, investigador da Gulbenkian, tem dedicado a sua carreira ao estudo embrionário em fases muito precoces. Neste concerto vai falar sobre o que já descobriu, o que estuda e como tem contribuído para mais conhecimento e mais saúde.