Rojo de Mireia Miracle em Marvão
A atriz espanhola apresenta em Portugal o sea espetáculo de clown no âmbito da “Mostra Espanha 2021”.
Rojo é o primeiro trabalho a solo da atriz, dançarina e clown Mireia Miracle. Estreia no Circada Off 2017 e ganha o prémio Circaire. Em 2018 ganha o prémio Zirkólika Artista Emergente em La Nit del Circ (Catalunha), sendo também considerado o melhor espetáculo de rua e o melhor espetáculo de clown. Em 2019, recebe o selo de “espetáculo recomendado” pela Redescena. Rojo tem sido apresentado, desde 2017, nos mais diversos festivais e circuitos.
Trata-se de um espetáculo de clown, de interação com o público, dança e humor, criado, dirigido e interpretado pela clown Mireia Miracle. Rojo aposta numa linguagem universal e sem palavras, com o intuito de chegar a qualquer tipo de espectador, independentemente da sua nacionalidade, cultura, idade, género ou situação social.
Por isso mesmo, Rojo tem sido apresentado nos mais diversos circuitos, desde festivais de teatro, dança, circo e Intervenção urbana até associações, escolas, institutos e qualquer género de instituição ou evento que aborde a temática atual do êxodo.
Rojo é, sem dúvida, uma homenagem ao palhaço contemporâneo, evocando o cinema mudo e o estilo de Charles Chaplin, que era e é uma mistura de comédia e humanidade, que o público, de forma consciente ou não, recorda e desfruta.