Miradas Paralelas. Irão-Espanha: Fotógrafas no Espelho
Esta exposição procura reflectir os paralelismos e diferenças entre o olhar das artistas espanholas e iranianas.
A través de das fotografías tiradas ao longo dos anos e o trabalho dos curadores se propõe uma viagem no âmbito do quotidiano, das percepções e dos segredos da mente feminina.
Que força enigmática reúne o olhar de duas fotógrafas de países tão distantes como Espanha e Irão? Que linguagens internas as aproximam através de uma reflexão espelhada que as ilumina mutuamente? O visitante da exposição descobrirá como as doze fotógrafas de Miradas Paralelas, artistas prodigiosas, nos deslumbram, nos movem e nos proporcionam uma exposição repleta de histórias e visões perturbadoras.
As imagens de Soledad Córdoba e Shadi Gadirian; Cristina García Rodero e Hengameh Golestan; Amparo Garrido e Rana Javadi; Isabel Muñoz e Gohar Dashti; Mayte Vieta e Ghazaleh Hedayah; María Zarazúa e Newsha Tavakolians, aproximam-nos das ideias de fragilidade e de resistência, e colocam-nos perante as histórias e vida dos seus protagonistas. Depois de recorrer o mundo, Miradas Paralelas chega a Lisboa para ficar até o final de setembro.