Mario Prisuelos em Lisboa
Concerto do piano romántico no 42º Festival de Estoril Lisboa.
Mario Prisuelos
Natural de Madrid, estudou no Conservatório Real de Música da sua cidade natal, concluindo a sua formação em Viena, sob a direcção de Leonid Brumberg. De seguida aperfeiçoa-se em Madrid com Humberto Quagliata, continuando a tradição pianística de grandes mestres como Alfred Cortot, Claudio Arrau e Arthur Rubinstein. Recebeu, também, conselhos de Phillip Dyson, Andrzej Jasinski e Alicia de Larrocha. A sua carreira internacional inicia-se no Festival de Piano Feuchtwangen, na Alemanha, onde a crítica elogia o seu talento e forte poder de comunicação. Desde então, começa uma intensa actividade como solista com orquestra ou em grupos de câmara, apresentando-se em Viena, Milão, Paris, Londres, Florença, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Miami, etc… É convidado regular em importantes festivais europeus.
Tem gravado para as etiquetas Verso e Sonoris, assim como para a RTVE e Radio croata Hrvatski entre outras. O seu forte compromisso com a criação musical é essencial, tendo estreado numerosas obras, parte das quais lhe são dedicadas. Na qualidade de membro do duo Studio Inverso e Grupo SequenceSax colabora com músicos como Guillermo Pastrana, Yulia Iglinova, Jose Franch-Ballester ou do grupo Neopercusión. Recentemente, fez uma extensa digressão pelos Estados Unidos, com estreia no Carnegie Hall Nova Iorque.
Dirige frequentes masterclasses em diferentes escolas e universidades da Europa e USA (Universidade de Princeton, Universidade William Patterson, Florida International University, University of Costa Rica, etc.) Em 2015 gravou pela primeira vez para a etiqueta Universal o CD Adalid: Piano romântico, com obras deste compositor galego do século XIX. Apresenta-se pela primeira vez em Portugal.
Marcial del Adalid (1826-1881)
O grande pianista e compositor galego Marcial del Adalid (1826-1881) é uma figura proeminente do Romantismo musical espanhol. Cedo viajou para Paris com a intenção de realizar o seu sonho de estudar com o seu venerado Chopin, sem contudo o conseguir. Seria em Londres onde estudou com Moscheles, grande didacta do piano, maestro e amigo de Mendelsshon. Adalid também conheceu de perto os contributos pianisticos de Shcubert e Liszt. Com esta preparação deu-se a conhecer como concertista e inspirado autor de peças para piano que reflectem, por um lado, o seu ideal modelo chopiniano e, por outro, a sua identificação com a tradição músico-popular da sua Galicia natal. Rever Marcial Adalid é aproximarmo-nos ao nosso século XIX através de um artista nobre que exerceu de espanhol e europeu.
José Luis Garcia del Busto
Musicólogo / Crítico musical, Membro da Real Academía de Belas Artes de San Fernando. O recente lançamento na etiqueta Universal do CD de Mario Prisuelos com música de Marcial del Adalid, representa um dos projectos de recuperação histórica mais importantes dos últimos anos daquele que é o máximo representante do piano romântico espanhol do século XIX. O
disco inclui a recuperação exclusiva de uma suite, Soirée d´atumne á la ferme, obra cujo manuscrito foi descoberto recentemente, sem editar, gravar e possivelmente sem estrear desde a sua composição em 1846. O programa do recital de hoje apresenta uma aproximação da música de Adalid situada junto à de Chopin, compositor admirado e modelo a seguir ao longo da sua vida, oferecendo como resultado uma interesante visão do piano romântico da época.