Lucius Cornelius Bocchus. Um Lusitano Universal
Esta exposição, enquadrada no âmbito da Mostra Espanha 2019, aborda a figura de Lucius Cornelius Bocchus, cidadão romano nascido na Lusitania e destacado membro do governo.
O Museu Nacional de Arqueologia no âmbito da sua programação anual, organiza uma exposição em torno da figura de Lucius Cornelius Bocchus, cidadão romano, nascido na Lusitania e pertencente a uma família muito representada na epigrafia de Salacia (Alcácer do Sal), homenageado em vários lugares, para além de ser um destacado membro do governo de algumas cidades da província e na primeira metade do século II d. C.
Esta representação permite-nos abordar o estudo da sociedade e da economia da Lusitânia e ilustrar a partir de um caso concreto – Lucius Cornelius Bocchus e o seu gens-como seria a vida das personagens que integravam as oligarquias lusitanas com grandes interesses económicos e da forma em que se articulariam as relações entre os responsáveis político-militares da capital da província – Augusta Emerita – e da capital do Império – Roma.
O MNA coordena esta iniciativa científica e cultural de instituições portuguesas – Centro de Arqueologia de Lisboa da Câmara Municipal de Lisboa – e espanholas – Museo Nacional de Arte Romano, Mérida e Consorcio Ciudad Monumental de Mérida, para que todos os que nos visitam conheçam melhor o legado romano e a nossa cultura e património comuns.