Lisbon & Sintra Film Festival 2020
O festival de cinema destas duas cidades portuguesas vai contar com a participação de vários filmes clássicos do cinema espanhol.
Entre os dias 13 e 22 de Novembro de 2020, o LEFFEST regressa a Lisboa e a Sintra para a 14ª edição. Nesta edição o festival compromete-se com uma seleção de filmes que traduze o melhor da produção cinematográfica contemporânea, a programação do LEFFEST’20 transporá os limites do cinema para fazer pontes com outras artes e disciplinas. O público poderá contar com iniciativas diversificadas, a presença de grandes nomes da arte e cultura, e a criação de uma plataforma de debate, numa aposta interdisciplinar.
Filmes espanhóis
The Human Voice
- 14 de novembro às 21h00. No Teatro Tívoli, Av. da Liberdade 182 188, 1250-146 Lisboa.
- 15 de novembro às 20h15. No Centro Cultural Olga Cadaval, Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, 2710-720 Sintra.
- De Pedro Almodóvar, 2020, Espanha, 30 minutos. Entrevista com Tilda Swinton e Pedro Almodóvar.
Uma mulher, uma mala e um cão. Enquanto ela espera que o seu ex-amante venha buscar as suas coisas, um tumulto emocional percorre-a, explodindo e expressando-se em todo o tipo de estados de sofrimento. Da raiva ao desprezo, ela enfrenta a mágoa de ser abandonada, tendo por seu único companheiro um cão que também perdeu o seu dono. Inspirado no monodrama homónimo escrito por Jean Cocteau em 1928, esta curta-metragem de Pedro Almodóvar nasce da natureza trágica e excêntrica que caracteriza a obra do cineasta, retomando os seus tons contrastantes que nunca deixam uma grande mancha vermelha fora de uma imagem cuidadosamente enquadrada.
Las Hurdes, Terra Sem Pão
- 15 de novembro às 13h00. No Cinema Medeia Nimas, Avenida 5 de Outubro 42, 1050-083 Lisboa. Seguido de conversa com Frédéric Bonnaud
- 17 de novembro às 16h45. No Centro Cultural Olga Cadaval, Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, 2710-720 Sintra.
- De Luis Buñuel, 1932, Espanha/França, 29 minutos.
Documentário que, inspirando-se numa tese etnográfica de Maurice Legendre, descreve a vida numa região desolada de Espanha, as Hurdes, situada entre Salamanca e a fronteira portuguesa, perdida no meio de uma cordilheira. A equipa de rodagem tenta ajudar os habitantes na sua luta contra as doenças e outros perigos, mas sem sucesso. Ao fim de dois meses nas Hurdes, a equipa parte.