La Venganza de Don Mendo de Pedro Muñoz Seca
Escrita em 1918 por Pedro Muñoz Seca, “La Venganza de Don Mendo” é uma das jóias da literatura espanhola, sendo a quarta peça mais executada de todos os tempos em Espanha.
La Venganza de Don Mendo
A peça pertence ao género do “astracán”, um género criado pelo próprio autor baseado na comédia e na busca do riso na linguagem, cenografia e diálogo.
Magdalena, filha de Dom Nuño Manso de Jarama, está apaixonada por Dom Mendo, um nobre pobre com quem mantém relações secretas. O pai da jovem decide casá-la com um rico privado do Rei, Dom Pero. Ela, que quer ascender socialmente, aceita sem dizer nada ao Mendo nem a Pero. Por isto, quando este último os descobre, o Mendo declara-se culpado de roubo e acaba preso e condenado à morte. Um amigo dele, o Marquês de Moncada, resgata-o, dando-lhe a oportunidade de levar a cabo a sua vingança. A obra pertence ao género cómico menor que pretende fazer rir a todo o custo, procurando única e exclusivamente a piada e onde abundam os jogos de palavras e situações cômicas. Estreou em Madrid em 1918 e foi um êxito tão grande que hoje em dia é a quarta peça mais representada de todos os tempos em Espanha.
Grupo de Teatro El Recuerdo
O grupo de teatro espanhol El Recuerdo é um grupo que representa teatro em solidariedade. Este ano estão a colaborar com A Xuventude de Galicia para trazer um clássico da literatura espanhola a Lisboa. Os benefícios da venda de bilhetes será doado à ONG Aldeas de crianças SOS Portugal e à promoção da Cultura através da Casa do Artista de Lisboa e Xuventude de Galicia.