La Reconquista na Mostra de Cinemas Ibero-americanos
O filme de Jonás Trueba chega a esta mostra dentro das atividades de Lisboa Capital Ibero-americana de Cultura 2017.
La Reconquista
- De Jonás Trueba, 2016, 1 hora e 48 minutos.
- Legendado em português. Ver trailer.
Manuela e Olmo reencontram-se num futuro tal como tinham prometido um ao outro quinze anos antes, quando eram adolescentes e viveram o seu primeiro amor. A partir desta premissa romântica, La reconquista é na realidade um filme em busca do tempo; ou sobre a consciência do tempo: do tempo perdido e do tempo recuperado; sobre o que recordamos de nós mesmos e sobre o que não recordamos; sobre as palavras, os gestos e os sentimentos a que continuamos a ser fiéis, porque nos definem e nos interpelam no presente, no passado e no futuro.
Mostra de Cinemas Ibero-americanos – No escurinho do cinema
A Casa da América Latina decidiu este ano associar-se às comemorações de Passado e Presente – Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura 2017, abrindo o âmbito da sua já habitual Mostra de Cinema ao espaço ibero-americano e ampliando consideravelmente o número de filmes e países participantes. Todos os filmes exibidos são inéditos em Lisboa e, na sua imensa maioria, a sua passagem na mostra constituirá de facto a única oportunidade de serem vistos em sala no nosso país por muito tempo.
Através do apelo lúdico à nossa memória coletiva do seu título, a mostra No escurinho do cinema procura refletir a criatividade e a diversidade dos cinemas ibero-americanos, independentemente das convusões políticas, económicas e sociais da história recente desta vasta região. Os seus cineastas revelam uma rara capacidade de absorção e integração das referidas convulsões e uma genuína vontade de questionamento e reinterpretação dos eventos que têm afetado um mundo que partilha muito mais do que duas línguas comuns.
Espera-se que os nomes invocados e as obras que figuram no programa No escurinho do cinema permitam detetar um conjunto coerente, que justifique que se fale de um cinema ibero-americano e que ajude a sedimentar um público para ele.
A projeção do filme vai contar com a presença do diretor, Jonás Trueba e da atriz Itsaso Arana.