Jovem Orquesta Nacional de Espanha no Centro Cultural de Belém
A Jovem Orquesta Nacional de Espanha actuará no CCB sob a batuta do maestro português Nuno Coelho.
A Jovem Orquesta Nacional de Espanha (JONDE) pertencente ao Ministério da Cultura e do Desporto Espanhol, foi criada em 1983 com o objectivo de formar músicos espanhóis ao mais alto nível no palco anterior ao exercício da sua profissão. O seu principal objectivo é o aperfeiçoamento profissional e artístico dos seus músicos através do estudo e prática do repertório sinfónico universal e de câmara, através da celebração de vários encontros anuais.
A JONDE fez uma digressão pela Bélgica, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Áustria, Portugal, Luxemburgo, Holanda, Rússia, Ucrânia, Estónia, Roménia, Hungria, Estados Unidos, Venezuela e República Dominicana, actuando em salas de concertos como o Carnegie Hall (Nova Iorque), o Royal Albert Hall (Londres), o Théatre des Champs Elysées (Paris), entre outros.
Em 2023, atuam no CCB sob a direção do maestro português Nuno Coelho, um dos músicos portugueses com maior reconhecimento internacional, que traz ao CCB um programa de peças incontornáveis do repertório sinfónico, como a Suite O Pássaro de Fogo de Igor Stravinsky e a Sinfonia n.º 3, em Mi bemol maior, op. 55, Heroica de Ludwig van Beethoven.
Ver programa (PDF).