Jovem Orquesta Nacional de Espanha em concerto
A JONDE (Joven Orquesta Nacional de España) vai atuar na Casa da Música de Porto num concerto que faz parte de uma serie de encontros anuais orientados por professores e maestros de prestígio internacional.
A Joven Orquesta Nacional de España (JONDE) foi fundada em 1983 com o objectivo de formar jovens músicos espanhóis, ao mais alto nível, antes de ingressarem no mundo do trabalho. Realizando encontros anuais orientados por professores e maestros de prestígio internacional, trabalham em conjunto repertório sinfónico e de câmara, culminando em digressões e gravações discográficas. Da célebre abertura de concerto Otelo, de Dvořák, passando pela partitura que inaugurou a prolífica colaboração de Stravinski com os Ballets Russes de Diaghilev, a estreia da orquestra na Casa da Música inclui ainda a Heróica de Beethoven, uma das mais brilhantes e influentes sinfonias do século XIX.
JONDE, pertencente ao Instituto Nacional de Artes do Espectáculo e Música (INAEM, Ministério da Cultura e do Desporto), foi criada em 1983 com o propósito de formar músicos espanhóis ao mais alto nível no palco anterior à exercício da profissão. Tem como principal objectivo o aperfeiçoamento profissional e artístico dos seus músicos através do estudo e prática do repertório sinfónico e de câmara universal, através da celebração de vários Encontros anuais.
Programa
- Antonín Dvorkák: Abertura Otelo, op. 93.
- Igor Stravinski: O Pássaro de Fogo.
- Ludwig Van Beethoven: Sinfonia nº3 em Mi bemol maior, op. 55, “Eroica”.