José Hernánde Pastor no Festival Terras Sem Sombra em Mértola
O contratenor espanhol vai oferecer um concerto solo a capella no àmbito do Festival Terras Sem Sombra 2020.
José Hernández Pastor. Nas asas do espírito: voz e silêncio
- 15 de fevereiro às 21h30. Na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Entre-as-Vinhas.
- Cantor, director musical e musicólogo especializado em Música Antiga, José Hernández Pastor é um intérprete de grande expressividade que tem conquistado plateias em salas de prestígio, dentro e fora de Espanha. Trabalhou com maestros de relevo como Diego Fasolis, Joshua Rifkin, Jacques Ogg, Jordi Savall, López Banzo, Carles Magraner ou Fabio Bonizzoni.
Festival Terras Sem Sombra 2020
O Festival Terras sem Sombra reúne, desde 2013, música, património e biodiversidade num acorde sereno, que soa para além da planície. Com o objectivo de partilhar o legado cultural e natural do Alentejo, o Festival dá a conhecer o que aqui há de mais fascinante, dos centros históricos às áreas rurais, da vida selvagem às etnografias locais. A ambição é a de projectar esta região, nacional e internacionalmente, como um território de identidade ímpar, que se afirma como um notável “destino de arte e natureza”.
E porque o Alentejo tem uma banda sonora, uma presença sonoplástica, uma herança de sons, este é o palco para a grande aventura da música. O Terras sem Sombra tem um carácter itinerante porque persegue essa herança melódica, esse canto sublime do rouxinol eterno. O foco está na descentralização cultural, na formação de novos públicos e na irradiação do Alentejo. A programação, de livre acesso, integra, além dos concertos, master classes, conferências temáticas, visitas guiadas e acções de formação prática.
Eventos relacionados
Património: Capital de um reino. Mértola islâmica
- 15 de fevereiro às 15h00.
- O legado islâmico em Mértola, fruto de uma presença de mais de cinco séculos, moldou a paisagem urbana e rural e deixou traços na vida e nos costumes da população local, mas não constituiu um facto isolado: pelo contrário, inseriu-se numa conjuntura longa, definida pela geografia e pela história.
Biodiversidade: Trabalhar com a natureza: a agricultura sustentável
- 16 de fevereiro às 09h30.
- A agricultura sustentável adapta as culturas ao clima e ao solo e beneficia de sinergias entre os seres vivos que compõem o sistema agrícola. Contempla, ainda, dimensões sociais e económicas muito relevantes. O concelho de Mértola oferece exemplos de uma nova agricultura que visa produzir alimentos saudáveis, por pessoas saudáveis, num ambiente saudável.