José de Ribera, 'Lo Spagnoletto', no MNAA

José de Ribera, 'Lo Spagnoletto', no MNAA

’São Tiago Maior’, do pintor espanhol José de Ribera, no Museu Nacional de Arte Antiga: Obra convidada.

O Museu de Bellas Artes de Sevilla colabora com o Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa e apresenta a obra convidada do pintor espanhol José de Ribera, conhecido como “El Españolito” ou “Lo Spagnoletto”. José de Ribera foi um pintor destacado da Escola Espanhola, tendo a sua obra sido integralmente realizada em Itália, durante o século XVII.

Ribera decidiu instalar-se em Nápoles, seguindo a intuição de que era ali que mais facilmente poderia encontrar encomendas para os seu trabalhos. Em poucos anos, lo Spagnoletto adquiriu fama em toda a Europa graças, sobretudo, aos seus trabalhos de gravura; sabendo-se que até mesmo Rembrandt os coleccionava. A prática do dramatismo de Caravaggio foi o seu ponto forte. Deu início a uma intensa produção que o manteve distanciado da sua Espanha, aonde nunca regressou, embora se sentisse unido ao seu país de origem dado que Nápoles foi um vice-reino do Império Espanhol e ponto de encontro entre duas culturas de vocação figurativa, a ibérica e a italiana. Conta-se que quando perguntaram a Ribera qual era a razão porque não regressava ao seu país, teria respondido que: Sinto-me admirado e bem pago em Nápoles, pelo que sigo o tão conhecido adágio de que quem está bem, não muda. E explicou : O meu grande desejo é regressar, mas houve homens de sabedoria que me disseram que em Espanha se perde o respeito pelos artistas que lá se encontram presentes, por ser pátria amantíssima de forasteiros e madrasta cruel para seus filhos.

O apoio dos vice-reis e de outras autoridades de origem espanhola explicam o facto de que as suas obras tenham chegado em abundância à Península Ibérica; actualmente o Museu do Prado possui mais de quarenta quadros seus. Já em vida era famoso na sua terra natal e a prova disso é que Velázquez o visitou em Nápoles em 1630.

São Tiago Maior é um exemplo da pintura fortemente naturalista e misteriosa de Ribera e está representado como um jovem, sereno e decidido cuja capa vermelha surge como um estandarte da sua missão de Apóstolo das Espanhas.

Esta obra pode-se visitar na Galeria de Pintura Europeia do Museo Nacional de Arte Antiga.

  • Património cultural
  • Lisboa
  • ter, 16 de setembro —
    dom, 11 de janeiro 2015

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Organizado por MNAA, Museo de Bellas Artes de Sevilla.

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