Jorge Pardo Trio em concerto
Encerramento da 7ª Edição do Festival Flamenco de Lisboa com Jorge Pardo, eleito Melhor Músico de Jazz Europeu em 2013.
O Festival Flamenco de Lisboa encerra sua 7ª Edição com um gigante do Jazz que possui ADN Flamenco. Nascido em 1956 em Madrid, Jorge Pardo é uma figura incontornável do jazz espanhol, com uma forte projeção internacional.
O flamenco abriu-lhe as primeiras portas, depois de entrar no sexteto de Paco de Lucia, atuando com o maestro em diversos palcos mundiais. As colaborações com vários artistas flamencos foram o princípio do que hoje significa o flamenco-jazz.
O seu estilo, com a flauta e o saxofone, é uma referência nos mundos do jazz e do flamenco. Para além de Chick Corea e de Paco de Lucia, tocou com Camarón de la Isla, Gil Goldstein, Pat Matheny, Wagner Tiso, Josemi Carmona, Joan Albert Amargós, Carles Benavent, entre outros. Fazem parte da sua discografia 8 álbuns a solo e mais de 30 colaborações com outros artistas. Jorge Pardo recebeu, a 15 de Janeiro de 2013, no Théâtre du Châtelet de Paris, o prémio Melhor Músico Europeu de Jazz, entregue pela Academia Francesa de Jazz.
Com o objetivo de fazer uma homenagem póstuma a Paco de Lucía, a quem é dedicada esta edição, o Festival Flamenco de Lisboa apresenta a Jorge Pardo, acompanhado de Josemi Carmona, guitarrista fino da saga dos Habichuelas de Granada, e Bandolero, na percussão, que formam o Trio que trará ao São Luiz o maravilhoso sabor da mistura e irmandade do Jazz com o Flamenco. Um concerto memorável.