IndieLisboa 2022
Chega a 19ª edição do “IndieLisboa”, o Festival de Cinema Independente de Lisboa com vários filmes espanhóis.
O IndieLisboa Festival Internacional de Cinema mostra essencialmente obras que se encontram fora do radar da regular circulação de filmes, moldada pela produção e exibição dominantes. Todos os anos, exibindo mais de 270 filmes, o IndieLisboa atrai público e profissionais de cinema de todo o mundo, dando-lhes a oportunidade de descobrir filmes recentes de talentos emergentes e redescobrir autores de renome.
Arrebato
- 28 de abril às 19h15. Na Sala 3 do Cinema São Jorge.
- De Iván Zulueta, Espanha, Ficção, 1979, 115 minutos.
Um realizador de filmes de terror com um problema de adicção recebe uma misteriosa encomenda de Pedro, o primo da ex-namorada, que lhe envia uma cassete áudio, um rolo de filme e uma chave para o apartamento dele. Ambos têm uma paixão pelo cinema, mas Pedro está paranóico com a ideia de este ser o seu fim. Exibição de cópia recém restaurada em 4K pela primeira vez em Portugal.
El día que volaron la montaña
- 02 de maio às 19h15. No Pequeno Auditório da Culturgest.
- De Alba Bresolí, Espanha, Documentário, 2022, 28 minutos. Ver trailer.
A vila de Escó foi abandonada, no tempo do regime de Franco, por todos menos os Guallar — um pai e três filhos. Estes últimos ainda habitam a montanha, num isolamento novamente ameaçado. Entretanto, vão tratando dos seus animais e sonhando com refeições aconchegantes.
El sembrador de estrellas
- 02 de maio às 19h15. Na Sala 3 do Cinema São Jorge.
- De Lois Patiño, Espanha, Experimental, 2022, 25 minutos. Ver trailer.
Patiño filma a noite em Tóquio como se fosse algo saído de um sonho, sob os signos da solidão e do futurismo. À qualidade hipnótica das imagens, onde as luzes da cidade nos embalam, junta-se a poesia da narração, qual livro de aforismos.
Can Gardell
- 03 de maio às 19h15. No Pequeno Auditório da Culturgest.
- De Florencia Aliberti e Sílvia Subirós, Espanha, Ficção, 2021, 22 minutos. Ver trailer.
Com um simpático humor inexpressivo, os Gardell têm de mudar a forma como vivenciam a sua quinta e recorrer à possibilidade de embarcar no mundo do turismo agrícola.
The Girl From Dak Lak
- 29 de abril às 19h15. Na Sala 3 do Cinema São Jorge
- 04 de maio às 16h45. No Pequeno Auditório da Culturgest
- De Mai Huyền Chi, Pedro Roman, Vietnã, Espanha, Ficção, 2021, 86 minutos. Ver trailer.
No campo, os dias eram sempre os mesmos, o que levou Súóng a ir para Saigon, a cidade cheia de gente e possibilidades infinitas. Mas quando arranja um trabalho num restaurante pequeno, com outras duas raparigas — onde também moram, juntas — entra numa rotina absorta. Nada parece existir fora do restaurante. Mas a sua vida interior não é tão displicente e há uma batalha dentro de si que terá de resolver.
O Trio em Mi Bemol
- 05 de maio às 21h30. Na Sala Manuel de Oliveira do Cinema São Jorge.
- 07 de maio às 18h15. No Grande Auditório da Culturgest.
- De Rita Azevedo Gomes, Portugal, Espanha, Ficção, 2022, 127 minutos. Ver trailer.
A realizadora portuguesa adapta ao cinema uma (a única) peça de teatro de Éric Rohmer, cineasta francês da Nouvelle Vague, numa espécie de comédia romântica em que o tema é não o casamento mas o recasamento, juntando a fórmula “rohmeriana” dos episódios espalhados por quatro estações. Rita Durão e Pierre Léon são duas pessoas que partilham uma história romântica e que se vão reencontrando, reacendendo-se a paixão.
Todos os filmes em exibição no festival são legendados em inglês.